Quase 500 ambulantes serão qualificados em projeto lançado pela Prefeitura nesta quarta-feira
‘Sou Salvador’ já teve primeira etapa iniciada e seguirá até agosto
Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura lançou oficialmente o projeto Sou Salvador, em mais uma iniciativa de apoio ao comércio informal e que visa qualificar e promover o reordenamento dos trabalhadores que atuam neste segmento na capital baiana.
Conforme a gestão municipal, a primeira etapa já foi iniciada nesta semana e seguirá até o início de agosto com a realização de capacitações, por meio de workshops profissionalizantes, para quase 500 ambulantes que atuam no Centro Histórico.
Neste primeiro momento, o programa alcançará apenas trabalhadores que montam postos de venda em locais turísticos. Porém, a ideia é que o projeto seja ampliado para outras regiões que não estão inseridas no roteiro tradicional dos viajantes.
Em coletiva virtual de imprensa, realizada no Teatro Gregório de Matos, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse que a administração soteropolitana investirá recursos expressivos em qualificação de mão de obra na cidade.
As medidas vão alcançar desde a população desempregada que precisa se inserir no mercado de trabalho até os cidadãos que atuam na informalidade.
O democrata também lembrou que, pela primeira vez na história, a capital baiana criou um fundo de R$ 10 milhões de reais para disponibilização de crédito a microempreendedores individuais e ambulantes.
Etapas
Os wokshops do projeto Sou Salvador tiveram início na segunda (12) e seguirá até o dia 9 de agosto, na Unifacs – Campus Lapa, na Rua da Mangueira, em Nazaré. As capacitações são realizadas nos horários da manhã, das 8h30 às 12h45; e da tarde, das 13h30 às 17h45.
Os conteúdos abordados envolvem: o mercado informal no contexto turístico, marketing e vendas, hospitalidade/recepção e qualidade no atendimento, educação financeira, conhecimento das principais localidades turísticas do Centro Histórico e manipulação de alimentos e produtos. Um grupo de WhatsApp até foi criado para que os alunos possam receber orientações.
De acordo com a titular da secretárias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, o projeto é dividido em três fases, já contando com a capacitação através dos workshops.
“A segunda fase é a etapa de recadastramento e ordenamento dos participantes. Essas ações estarão condicionadas à participação efetiva dos ambulantes nas atividades. A última fase é de acompanhamento e avaliação. Nela, haverá participação intensa de fiscalização da Semop para garantir que as pessoas atuando na região do Centro Histórico tenham, de fato, passado pela capacitação e estejam organizadas”, disse.
Ao final do programa, os ambulantes receberão no final do projeto certificados de participação, dando-lhes o direito a obter a licença para atuar na atividade.
A partir disso, eles receberão novos fardamentos com número de identificação vinculado à licença, além de um QR Code para controle de pesquisa de satisfação dos serviços prestados aos clientes.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional