Apenas 5,4% da população adulta de Salvador é usuária de tabaco

Ministério da Saúde reforça importância do combate ao hábito de fumar, sobretudo em tempos de pandemia


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 31/05/2021 07:00 Cidades

Salvador é uma das capitais brasileiras com menor número de fumantes. Entre os adultos, apenas 5,4% são usuários de tabaco, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2020.

O levantamento faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira (31), o órgão chama a atenção para a necessidade de eliminar o hábito, principalmente neste período de pandemia de Covid-19.

A quantidade de fumantes na capital baiana tem sido reduzida progressivamente. O resultado positivo é fruto das ações de conscientização da população soteropolitana acerca dos males causados pelo tabaco, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo (PMCT).

Integrante do PMCT desde 2007, a odontóloga Carla Geminiana atua na Unidade de Saúde da Família (USF) de Mata Escura e explicou como o programa tem atuado no atendimento aos usuários de tabaco.

“O PMCT realiza a capacitação de profissionais de nível superior para atuar no programa. Temos 64 unidades de saúde com o programa instalado, mas, por causa da pandemia, ele está funcionando em 27 delas, com atendimento virtual e individual”, explica.

 

Mudança de rotina

Carla Geminiana informou que, no acolhimento ao fumante, ele é entrevistado para avaliar o grau de dependência química e a quantidade de cigarros que fuma por dia. Em seguida, o cidadão é acompanhado pelas sessões estruturadas, realizadas semanalmente ao longo de um mês.

Com base nelas, os profissionais do programa prescrevem a mudança de rotina necessária ao usuário, de acordo com cada caso e com a Cartilha de Orientações seguida pelo programa.

“Quando o usuário consegue ficar 24 horas sem fumar, administramos a medicação. O Niquitin, que são os adesivos de nicotina, é reduzido a cada semana, para evitarmos crise de abstinência. Na primeira, os adesivos equivalem a uma carteira de cigarro por dia; na terceira e última semanas, a sete cigarros. Já a Bupropiona serve para reduzir a ansiedade”, detalhou Carla.

Ela acrescentou que o PMCT realiza campanhas antitabagistas nas redes sociais e promove palestras sobre os malefícios do vício em tabaco. Alertou também que, por força da pandemia e dos seus problemas correlatos, como o isolamento social, o desemprego e o impacto deles na saúde mental, muitos ex-fumantes, incluindo idosos, tiveram recaída e recorreram novamente ao hábito.

Os fumantes passivos também sofrem as mesmas consequências que os fumantes ativos, podendo desenvolver doenças semelhantes. As crianças que convivem com fumantes tendem a ser adultos com comorbidades. “Fica a mensagem de que a gente precisa se amar acima de tudo, de qualquer prazer”, concluiu a odontóloga.

 

Covid é grande ameaça

Apesar de a capital baiana ter a menor taxa de tabagismo em adultos entre as capitais do país, este número preocupa em meio à pandemia de Covid-19. Isso porque fumantes que contraem o coronavírus têm risco duas vezes maior de ser internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisar de respiradores.

De acordo com os especialistas, o motivo dessa preocupação é o prejuízo da resposta inflamatória do pulmão, que já está desgastado pelo consumo de tabaco. As substâncias tóxicas presentes no cigarro agridem o órgão e agravam uma situação inflamatória, como a causada pela Covid-19.

O fumante já é fator de risco para outras infecções virais e bacterianas, mas o ato de fumar faz com que o usuário leve a mão até próximo da boca, num momento que isso é contraindicado devido à alta probabilidade de contaminação pelo coronavírus.

Além disso, o tabaco causa dependência física, psicológica e comportamental, e até mesmo outras doenças a longo prazo como, o câncer.

 

Leia também:

Cerca de 7,7 milhões de pessoas morreram em 2019 vítimas do tabagismo

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe