Presidente da Anvisa nega “preciosismo” ao rejeitar aval às vacinas Sputnik e Covaxin
Na CPI da Covid, Antônio Barra Torres disse esperar que responsáveis pelos imunizantes apresentem a documentação requerida para viabilizar a liberação
Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (11), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, negou que houve “preciosismo” ao negar aval para as vacinas Sputnik V e Covaxin.
Como justificativa, Barra Torres ressaltou a posição da Anvisa de que as duas vacinas não apresentaram comprovação de que cumpriram os requisitos necessários para obter o sinal verde da agência.
Ele também disse esperar que os responsáveis pelos imunizantes apresentem as informações requeridas para resolver as pendências. As informações são do Portal G1.
O presidente da Anvisa repetiu os argumentos já apresentados. No caso da Covaxin, visita in loco não atestou boas práticas de fabricação à Bharat Biotech, empresa responsável pelo imunizante.
Quanto à Sputnik V, entre outros pontos, a agência argumentou que não recebeu relatório técnico capaz de comprovar que o imunizante atende a padrões de qualidade. Além disso, o adenovírus usado para carregar o material genético do coronavírus é capaz de se reproduzir e pode causar doenças.
Negativa incial faz parte
A alegação de que houve preciosismo da Anvisa na análise do dois imunizantes foi feita pelo relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Sobre isso, o presidente da Anvisa afirmou ainda que a Índia, país de origem da Covaxin, costuma responder rápido sobre pedidos de esclarecimentos de agências reguladoras.
“A Índia tem um tradição de responder rápido a esses apontamentos, e o Ministério da Saúde tem feito reuniões com a Anvisa a respeito desse novo pedido de importção, para que essas discrepâncias sejam sanadas. E acreditamos que nos próximos dias pode haver novo pedido por parte do ministério”, disse Barra Torres.
Sobre a Sputnik V, o presidente da Anvisa disse que a rejeição inicial para o pedido de aprovação não deve gerar uma desconfiança na população sobre o imunizante.
“É muito importante que se entenda que essa negativa de autorização excepcional de importação não deve somar a essa marca Sputnik V nenhum pensamento negativo. Essa é uma marca do processo. O que conclamo é que, tão logo essa situação seja e esperamos que seja resolvida, que não se credite a essa vacina nenhuma característica ruim”, afirmou.
Questionado se há pressão para a liberação das vacinas, Barra Torres afirmou que a Anvisa vê, por meio da mídia, manifestações de agentes públicos a favor da rápida aprovação dos imunizantes.
“Para a aprovação, a pressão é a que está na mídia. É essa que recebemos todo dia. É através da mídia. Todos nós temos assistido aos telejornais, em que os agentes públicos, desejosos de atender sua população, têm cobrado. Lógico que isso exerce uma pressão, é ostensiva e pública”, completou.
Ele ressaltou que não vem sofrendo pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional