Governadores reagem à fala de Bolsonaro e prometem fazer apelo à China por vacinas

Wellington Dias, do Piauí, quer fazer contato com lideranças chinesas para evitar atrasos na entrega de insumos


Vixe d-flex me-2
redacao 06/05/2021 21:20 Política

Governadores brasileiros planejam se reunir com representantes da Embaixada chinesa para tratar da chegada de insumos e de vacinas contra a Covid-19. A decisão saiu logo após a indignação provocada pela recente declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com novas insinuações sobre a “origem chinesa” do coronavírus.

“[Estamos] diante de um vírus novo [e que] ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado”, disse o presidente, em discurso nesta quarta-feira (5).

Sem citar diretamente a China, ele afirmou: “Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que estamos enfrentando uma nova guerra? Qual país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”.

Wellington Dias (PT), presidente do Fórum Nacional de Governadores e gestor do Piauí, disse que a manifestação do presidente causa “curto-circuito” nas relações entre China e Brasil. Dias promete fazer um apelo às lideranças chinesas a fim de evitar atrasos nas entregas de insumos para vacinas.

Ele também está em busca de diálogo com o país asiático para tentar antecipar a entrega, ainda neste semestre, de 30 milhões de doses da CoronaVac.

A expectativa inicial é de que seja enviado ao país após setembro. O lote ainda está sendo negociado pelo Instituto Butantan.

Vários estados já disseram ter interesse em comprar a remessa, caso o Ministério da Saúde desista. 

“Os estados brasileiros querem seguir utilizando a CoronaVac. Estamos pedindo agenda [com a China] para tratar de dois temas: cronograma de entrega e antecipação de 30 milhões de doses previstas para setembro”, disse. 

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, também disse estar preocupado com o impacto que a declaração de Bolsonaro terá nas próximas entregas de imunizantes.  

“Extremamente preocupante. Tem um ditado que diz: ‘Muito ajuda quem não atrapalha’. Definitivamente não serve ao presidente, que faz uma declaração lançando suspeitas e ataques sem provas sobre parceiro econômico importante e estratégico para a própria superação da pandemia.”, concluiu. 

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que os governadores pedirão agenda com a embaixada chinesa para tratar do tema. Segundo ele, a declaração do presidente “não ajuda”. Barbalho afirma, porém, que os reflexos da fala de Bolsonaro “só saberemos com o tempo”.

Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, já haviam repudiado o comportamento de Bolsonaro. 

Covas admitiu que há risco de “não ter mais vacinas” após o próximo dia 14, quando está prevista a última liberação de doses ao Governo Federal. Ele afirmou ter enviado mensagem a um conselheiro do embaixador da China no Brasil demonstrando “preocupação” com as declarações recentes do governo Bolsonaro.

“Existe dificuldade. Há uma burocracia mais lenta e há autorizações reduzidas de volumes [do IFA, Insumo Farmacêutico Ativo]. Essas declarações têm impacto, e ficamos à mercê. Não vamos ter, de fato, condições de entregar. Pode faltar? pode faltar. E temos que debitar isso, principalmente, do governo federal, que tem remado contra”, disse o diretor do Butantan.

 

* Com informações da CNN Brasil.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional