Empresários do setor de eventos se juntam para cobrar plano de retomada em Salvador
Representantes da área se reuniram com o presidente e o vice-presidente da Câmara para debater o retorno das atividades
O empresários de eventos e entretenimento de Salvador estão no limite. Há mais de um ano sem atividades, o setor passa por sua maior crise e tem cobrado soluções por parte da Prefeitura e Câmara Municipal.
Para debater mais uma vez a possibilidade da retomada, se reuniram na terça-feira (4), com o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), o primeiro vice-presidente, Duda Sanches (DEM), e representantes dos empresários do setor. O encontro ocorreu nesta terça-feira (4).
Para o presidente da Associação Brasileira de Entretenimento (ABRE-BA), Clínio Bastos, a Câmara deve se espelhar no que está acontecendo nacionalmente, como o Projeto de Lei 5.638/2020, que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A sanção presidencial ocorreu na última segunda-feira.
“É preciso criar condições propícias para o nosso retorno. Uma retomada obviamente, dentro das condições sanitárias, cumprindo as normas, e sempre prevalecendo a questão da saúde. Somos a única atividade paralisada há mais de 13 meses. O setor de eventos envolve 52 cadeias produtivas, que geram receitas e empregos. É importante que a Câmara avalie como pode apoiar este setor para o retorno de forma saudável”, frisou Bastos.
“Temos realizado um papel de intermediar os pleitos de diversos setores da economia que foram afetados pela pandemia da Covid-19. A aprovação do SOS Cultura foi uma vitória. Agora é necessário avançarmos, pois são imensuráveis os prejuízos para a cadeia produtiva de eventos em Salvador”, afirmou Geraldo Júnior.
No dia 11 de março, em reunião com o presidente do Legislativo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), reiterou que serão criados protocolos específicos para a retomada da área de eventos.
“Este é um dos setores que mais alavancam a economia da nossa cidade. E foi o único que não teve nenhuma receita neste período de pandemia. E também será o último a retornar. É preciso que o Executivo tenha um olhar especial para eles. Temos milhares de pessoas que dependem desse setor e que estão desamparadas”, afirmou Duda Sanches”.
Os empresários Nei Ávila, Sérgio Couto, Paulo Góes e Luiz Eduardo Magalhães Júnior, o Duquinho, também participaram do encontro.
Entre as associações, participaram do encontro os representantes da Associação Brasileira de Promotores da Eventos (ABRAPE); Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/Ba); Associação de Profissionais de Evento (APE); Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo de Diversões do Estado da Bahia (Sated/Ba); Associação Baiana de Produtores de Eventos (Abape) e Grupo Bahia.
SOS Cultura
O Projeto de Lei 108/2021 criou o “SOS Cultura”, um auxílio emergencial voltado para o setor de entretenimento da capital baiana. A proposta foi aprovada no dia 25 de março, pela Câmara Municipal de Salvador. O relator foi o vereador Duda Sanches (DEM).
A proposição prevê o pagamento em parcela única num valor que varia de R$ 550,00 até R$ 1.100 para trabalhadores das áreas de arte de rua; artes visuais; audiovisual; circo; culturas identitárias e populares; gestão cultural; dança; literatura; música; teatro; patrimônio cultural; gestão cultural; técnicas de teatro; trabalhadores do Centro Histórico e de eventos sociais. Para receberem o benefício, entretanto, os profissionais só podem ter renda declarada, no ano anterior, de até três salários mínimos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional