Escolas particulares se preparam para a retomada do ensino na próxima segunda-feira

Semana de acolhimento preparou o corpo discente para os protocolos sanitários do ‘novo normal’ nas unidades de ensino


Vixe d-flex me-2
redacao 29/04/2021 12:07 Cidades

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou na última semana, a retomada das aulas de forma semipresencial, a partir da próxima segunda-feira (3), tanto para escolas públicas municipais, quanto para a rede particular.

Autorizadas para retomar o ensino em todas as séries, diferente da rede pública, algumas escolas da rede privada iniciaram a semana de acolhimento, com o objetivo de receber os alunos apresentando os espaços da unidade de ensino, organizados para o “novo normal”, cumprindo todos os protocolos sanitários.

Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares da Bahia (Sinepe), Jorge Tadeu, a proposta é de que a retomada seja facultativa em toda a rede.

“As escolas devem abrir, sim. A educação no Brasil é presencial. O que está acontecendo é uma permissão enquanto estamos vivendo a pandemia”, disse ao Portal M!.

Jorge ressaltou ainda a decisão da prefeitura em vacinar os profissionais da educação a partir dos 40 anos.

“Essa questão é de extrema importância. Quero dizer que a escola particular se preparou para funcionar, independentemente da vacina. Por isso, que decidimos que a retomada fosse facultativa e híbrida. De modo que o cumprimento de todos os protocolos se tornam mais fácil para que a gente consiga manter um ambiente tranquilo em relação a transmissão da Covid-19”, pontuou.

Sobre a decisão da categoria por manter apenas as atividades remotas, em reunião com o Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-BA), na noite da última quarta-feira (28), Jorge afirmou que, “a retomada ficará de acordo com cada escola”.

Villa Global Education

Reorganização pedagógica e implantação de protocolos afetivos e sanitários são os principais pilares do retorno às aulas presenciais/híbridas do Villa Global Education. Conforme autorização da prefeitura anunciada no último dia 23, o retorno às aulas está confirmado para o dia 3 de maio.

A instituição adotou o processo de acolhimento com o objetivo de receber os alunos com muito carinho, promover o compartilhamento de experiências vividas durante o ensino remoto e apresentar aos alunos as salas de aula e demais espaços pedagógicos da escola.

Procurada pelo Portal M!, a CEO Viviane Brito disse que esta semana de acolhimento foi recebida com positividade pelos pais e alunos.

“Está sendo uma experiência fantástica. Os depoimentos estão sendo os melhores possíveis, os alunos estão se adaptando aos nossos protocolos da instituição, fizemos as atividades oportunizando para que os alunos pudessem falar sobre as experiências sobre o período da pandemia, na qual eles manifestaram o prazer e a felicidade de estar na escola com seus educadores e seus colegas”, disse ao M!.

Questionada sobre a decisão do sindicato, a CEO afirmou que o Villa Global seguirá o decreto da prefeitura.

“Só há desenvolvimento a partir da educação. Nós educadores cuidamos da saúde física mental, emocional e não podemos comprometer mais essa geração, que já está comprometida por conta de uma série de consequências do isolamento social”, disse.

“Vale ressaltar o município ter aumentado a oferta da vacinação para os educadores a partir de 40 anos, o que dá uma imunização importante para a escola. E nós vamos seguir o decreto da prefeitura e estamos preparados com nossas famílias envolvidas e nosso professores muito consciente em relação a retomada”, completou.

As duas unidades (Paralela e Litoral Norte) foram rigorosamente ajustadas para garantir fluxo e movimentação de alunos, com espaços adequados às atividades pedagógicas e de convivência. Além disso, a instituição criou um ambulatório médico e uma agenda protetiva para alunos, educadores, colaboradores e visitantes. Contudo, a unidade de Camaçari seguirá o formato remoto, por conta do decreto municipal.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional