Infectologista diz que combinação de medicamentos mostra bons resultados nos casos graves de Covid-19

O estudo inglês avalia que a combinação do Tocilizumabe e da Dexametasona pode diminuir a quase metade o risco de morte em pacientes


Vixe d-flex me-2
redacao 13/04/2021 12:03 Saúde

Atuando na linha de frente do combate a Covid-19, desde o início da pandemia, o infectologista Adriano Oliveira, endossa um estudo inglês que aponta o medicamento para artrite reumatoide, Tocilizumabe, como redutor do risco de óbito nos quadros graves da doença.

De acordo com o ensaio Recovery, da Universidade de Oxford, a droga é capaz de diminuir o tempo de internação, a necessidade de ventilação artificial e, consequentemente, reduzir o risco de morte. O Recovery é o maior ensaio clínico mundial para testar a eficácia de potenciais tratamentos para os casos do novo Coronavírus, no Reino Unido.

“A indicação do medicamento para Covid ainda é off label (fora da bula), mas tem demonstrado resposta importante no tratamento dos quadros graves, especialmente quando combinado com anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides, como dexatamesona”, explica o infectologista Adriano Oliveira.

O estudo inglês avalia que a combinação do tocilizumabe e da dexametasona pode diminuir a quase metade o risco de morte em pacientes que precisam de ventilação mecânica invasiva e em um terço para aqueles em uso de oxigenação simples de suporte.

Para o infectologista, o Reino Unido tem sido um exemplo no combate à pandemia.

“Além de ser o país da Europa com a maior taxa de vacinação, pesquisadores de instituições como Imperial College e Universidade de Oxford têm apresentado pesquisas importantes com dados científicos muito consistentes”, afirma Adriano Oliveira.

O mesmo estudo Recovery concluiu que tratamentos com a hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19 eram ineficazes.

“Embora ainda não haja nenhum medicamento especifico para a Covid-19, a pratica clínica validada por algumas pesquisas tem evidenciado caminhos que podem ajudar a salvar vidas”, afirma Adriano Oliveira.

A contaminação pelo novo Coronavírus pode ser assintomática, pode apresentar sintomas leves ou moderados ou pode evoluir para quadros graves e até letais. A Covid-19 promove uma replicação viral que pode evoluir para um processo inflamatório severo, que acomete os pulmões, causando insuficiência respiratória, e podendo causar até comprometimento sistêmico.

“Os pacientes em estado grave desenvolvem hipercitocinemia ou Síndrome de tempestade de citocinas, que pode levar a letalidade. O uso combinado desses medicamentos impede esse processo inflamatório sistêmico e bloqueia a tempestade de citocinas”, explicou.

Apesar de indicativos promissores, nem todos podem se beneficiar do tratamento com tocilizumabe. A Organização Mundial de Saúde tem revisado vários estudos feitos com a droga para esclarecer quais os pacientes infectados pelo novo Coronavírus que podem, de fato, ser beneficiados com a indicação dessa substância.

“Nenhum paciente deve recorrer a automedicação, a indicação desses fármacos deve ser feita criteriosamente pelo médico, que vai avaliar benefícios e riscos para cada caso”, explica o infectologista.

O tocilizumabe é um medicamento de uso intrahospitalar e de alto custo. Segundo o médico, “infelizmente tem faltado nas redes hospitalares, uma vez que todo o planeta passou a usar simultaneamente”.  O laboratório farmacêutico que produz o tocilizumabe (Roche) já lançou um documento no qual se compromete a intensificar a produção do mesmo.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional