Ateliê de Coreógrafos Baianos apresenta espetáculos virtuais nos dias 9 e 10 de abril
O Ateliê movimentou a cena da dança na década de 2000 e tornou-se referência na história da dança contemporânea brasileira
O projeto Ateliê de Coreógrafos Baianos apresenta, nos próximos dias 9 e 10 de abril, o espetáculo de dança “Carybé em 3 Linhas” e o catálogo “Traços da Memória da Dança Contemporânea em Salvador – 2000 a 2010”.
A proposta artística é baseada no universo plástico do grande pintor Carybé, um apaixonado pela dança, e que se desdobra em três atos: “Depois, o Tempo que não Existe”, de Jorge Silva, “Memória das Águas”, de João Perene, e “Xirê de Mulheres”, de Edileuza Santos. Tudo apresentado gratuitamente, e de forma virtual, no YouTube e Instagram.
As atuais iniciativas, assim como o Ateliê da década de 2000, têm a concepção e direção artística da bailarina e gestora cultural Eliana Pedroso.
“O Ateliê de Coreógrafos Baianos é uma cria que se recria 15 anos depois. Inspirado no antigo Ateliê, surge para fomentar a produção na cena da dança local e provocar um registro de memória de uma década que terminou menos brilhante do que começou. Para a criação do espetáculo Carybé em 3 Linhas, busquei 3 coreógrafos baianos com identidades coreográficas diversificadas, e os uni em um mesmo ponto de inspiração: o universo plástico de Carybé, onde o movimento está sempre presente e é muito inspirador para os artistas da dança”, lembra Pedroso.
Tempo, memória e xirê – Para o coreógrafo João Perene, os quadros de Carybé – O sol, A tentação de Antônio, Samba e Na lagoa serviram de inspiração para a construção do roteiro coreográfico de sua obra.
“Memória das Águas é uma ‘ode’ ao mestre Carybé, ao colorido, à alegria, ao misticismo e à sedução do povo baiano, que ele soube tão bem delinear em uma tela em branco. Suas figuras marcantes foram fontes inesgotáveis para a pesquisa de movimentos que viriam a habitar os corpos de cada bailarino (a) envolvido no projeto”, revela Perene.
Já Jorge Silva se inspirou em uma escultura de Exu, orixá da comunicação e da liberdade, para criação e concepção do espetáculo Depois, o Tempo que não Existe.
“A ideia central é, a partir da obra, trazer para a cena algumas particularidades dessa divindade, em uma leitura pessoal, através de arquétipos comuns de Exu, aliados à nossa vida terrena e dialogando diretamente com as nossas existências”, conta Silva.
Coreógrafa de Xirê de Mulheres, Edileuza Santos acredita que toda criação artística, desde a apresentação da estética e da narração, tem como finalidade construir um pensamento político.
“Desenvolvi uma performance que tenta estabelecer um diálogo entre a obra de Carybé e a diáspora africana, e anunciar um futuro em que as mulheres tenham potencial para construir uma sociedade nova e diversa, embalada na ancestralidade negra dentro do universo dos orixás e em busca de um futuro menos conflitante”, detalha Edileuza.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
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