Pandemia provoca aumento de 20% na mortalidade por tuberculose
Abandono do tratamento, retardo no diagnóstico e redução de acesso a unidades de saúde estão entre as causas
Estudos do Imperial College London sinalizam um aumento de 20% na mortalidade por tuberculose em todo o mundo como consequência da pandemia da Covid-19. Por isso, este ano, o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, 24 de março, serve de alerta para mitigar o impacto negativo da pandemia no controle da doença.
“Desde início de 2020, estamos vivenciando o maior desafio de saúde pública mundial em cem anos. Nesse contexto, há uma grande preocupação da OMS quanto ao impacto negativo da pandemia no controle da tuberculose em todo o mundo, especialmente em países como o Brasil, com alta carga da doença”, destaca a pneumologista do Hospital Cárdio Pulmonar, Eliana Matos.
A médica destaca que, além da expectativa do aumento do número de mortes por tuberculose, outros desfechos desfavoráveis da doença são esperados, como o incremento da proporção de abandono de tratamento. Esse aspecto, que deverá ter um impacto negativo expressivo no cenário de controle, ocorre em decorrência da descontinuidade do atendimento por parte dos serviços de saúde ou por medo do paciente em ser contaminado pelo novo coronavírus ao comparecer às consultas regulares de acompanhamento.
“Outro aspecto a se considerar é o retardo no diagnóstico de tuberculose durante a pandemia, com estimativas de redução de 40% de realização de exames. Esse atraso pode ser creditado a vários fatores, como a redução de oferta de unidades de saúde para identificar casos de tuberculose em consequência do deslocamento de profissionais para a área de atenção à Covid-19”, pontua Eliana Matos.
A pneumologista destaca que há muitas semelhanças entre a Covid-19 e a tuberculose, além da transmissão respiratória de seus agentes etiológicos, vírus Sars-Cov2 e Mycobacterium tuberculosis. “Outra similaridade a ser destacada é o quadro clínico, com sintomas comuns como febre e tosse, que podem confundir o diagnóstico entre as duas doenças”, afirma a médica.
“Por essa razão, alguns pacientes procuram as unidades de emergência, os denominados “gripários” ou Unidades de Prontos Atendimento (UPAs) com sintomas de tosse e febre e, durante a investigação, o caso é identificado como tuberculose”, explica a pneumologista.
Doença
Embora seja uma doença prevenível e curável, a tuberculose acomete 10 milhões de pessoas em todo o mundo e é responsável por 1,4 milhão de mortes a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. Com expectativa de mudar esse cenário, a OMS defende e incentiva o desenvolvimento de estratégias que permitam alcançar a meta de fim da tuberculose como problema de saúde pública em 2035.
O Brasil notifica cerca de 73 mil novos casos da doença a cada ano, registrando, anualmente, uma média de 4.500 óbitos. Nesse contexto, está incluído entre os 30 países com maior carga de tuberculose no mundo.
A OMS comemora o Dia Mundial de Combate à Tuberculose com o objetivo de conscientizar a população sobre essa doença que constitui um grave problema de saúde pública em todo o mundo. A data marca o dia, em 1982, que o Dr. Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria que causa a tuberculose, o que abriu caminho para o diagnóstico e cura da doença.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional