Ministério da Saúde libera uso imediato de vacinas reservadas para a segunda dose

Objetivo é ampliar a imunização da população de forma mais rápida


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 21/03/2021 16:20 Saúde

O Ministério da Saúde autorizou, neste domingo (21), que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a segunda dose sejam utilizadas imediatamente como primeira dose. Segundo a pasta, o objetivo é ampliar o número de vacinados no Brasil.

No sábado (20), o órgão anunciou a distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid e disse que todas elas deverão ser usadas como primeiras doses, ou seja, não será necessário guardar metade dos imunizantes para garantir a segunda aplicação.

Em nota, a pasta informou que “a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”.

A decisão foi tomada considerando a previsão de uma entrega mais numerosa de doses da CoronaVac, pelo Instituto Butantan, e da vacina de Oxford/AstraZeneca, pela Fiocruz. Segundo o ministro Eduardo Pazuello, a capacidade de produção aumentou devido à chegada do princípio ativo (IFA) importado.

No início da campanha, com base em diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 50% das vacinas destinadas pelo Governo Federal aos estados e municípios foram reservadas como segunda dose.

 

Número de vacinados vai dobrar

Na prática, a decisão permite dobrar o número de pessoas vacinadas com a primeira dose. Antes, um estoque de 100 mil vacinas, por exemplo, poderia ser usado para aplicar a primeira dose em 50 mil pessoas, e o restante ficaria guardado para garantir que essas mesmas pessoas recebessem a segunda dose.

Agora, o mesmo estoque de 100 mil vacinas poderá ser usado para vacinar 100 mil pessoas com a primeira dose, enquanto se aguarda a produção de outras 100 mil doses necessárias para concluir a vacinação deste grupo.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas”, disse Pazuello.

Até agora, 11,7 milhões de pessoas receberam a primeira dose no Brasil. Destas, 4,1 milhões concluíram a vacinação, recebendo também a segunda dose. 

O Ministério da Saúde liberou sábado (20) a distribuição de cerca de 5 milhões de novas doses pelo país. São 3,99 milhões de vacinas CoronaVac e 1 milhão da AstraZeneca.

Desta forma, 5 milhões de pessoas poderão receber a primeira dose. Isso é suficiente para fazer o número de vacinados com a primeira dose no Brasil subir mais de 40%.

Já de acordo com as regras antigas, que previam a reserva de metade do estoque para garantir a segunda dose, 2,5 milhões de pessoas poderiam ser vacinadas, o que elevaria o número de imunizados com a primeira dose em cerca de 20%.

As vacinas CoronaVac serão destinadas a imunização de profissionais de saúde e idosos de 70 a 74 anos. Já o imunizante AstraZeneca será destinados a comunidades ribeirinhas e quilombolas.

 

* Com informações da Agência Brasil.

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional