Competição por ativos digitais fez aumentar fusões de empresas do ramo de consumo e varejo
Estudo da PwC revela que aceleração da digitização e transformação de negócios são consequências do aumento da atividade de fusões e aquisições
De acordo com a última análise Global M&A Industry Trends, de tendências da indústria de fusões e aquisições globais da consultoria PwC, os processos de fusões e aquisições estão se acentuando no segmento de produtos de consumo e varejo por conta de uma intensa competição por muitos ativos digitais ou baseados em tecnologia.
A análise cobre os últimos seis meses de 2020, examina a atividade de negócios globais e incorpora percepções dos especialistas do setor de negócios da PwC para identificar as principais tendências que impulsionam a atividade de M&A, bem como os hotspots que devem ser destaque em 2021.
O segundo semestre de 2020 marcou um aumento na atividade de M&A, apesar da incerteza criada pela Covid-19. Tornando prioritárias a aceleração da digitização e a transformação dos negócios – cujos resultados poderiam ser obtidos de forma mais rápida por meio das transações M&A – e criando um cenário altamente competitivo para os negócios certos.
Ao longo dos últimos seis meses de 2020 foi possível identificar que as negociações aumentaram; o volume total de negócios globais e os valores cresceram em 18% e 94%, respectivamente, em comparação com o primeiro semestre do ano. Além disso, os volumes e os valores das negociações também tiveram aumento em comparação com os últimos seis meses de 2019.
Os valores mais altos no segundo semestre do ano passado decorreram, parcialmente, de um aumento das megadeals (transações com valores superiores a US $5 bilhões). Ao todo, no período foram anunciados 56 megadeals, contra 27 nos primeiros seis meses de 2020. O maior crescimento (tanto em valores quanto em volumes de negócios) foi nos setores de tecnologia e telecomunicações, com o volume de negócios de tecnologia aumentando 34% e valores acima de 118%. Já em telecomunicações, os volumes de negócios aumentaram 15% e os valores aumentaram significativamente em quase 300%, devido a três megadeals de telecomunicações.
De acordo com Leonardo Dell’Oso, sócio da PwC Brasil e líder de Deals, o Brasil deve bater mais um recorde no volume de transações em 2021, com crescimento de dois dígitos em relação ao número de transações de 2020. “Após a quebra de recordes em fusões e aquisições em 2019 (912 transações) e novamente em 2020 (1038 transações), 2021 promete resultados ainda mais expressivos neste sentido.
Se durante a crise da Covid-19 as empresas iniciavam movimentos estratégicos que tinham como objetivo garantir a sobrevivência durante a pandemia, nos próximos meses, com a expectativa positiva advinda da vacinação da população, veremos movimentos de consolidação, verticalização e diversificação de negócios através de transações, com o objetivo de acelerar o crescimento das empresas no pós-pandemia”, afirma o executivo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional