Secretário conta como a comunicação do Governo da Bahia age durante a pandemia da Covid-19
Em mesa redonda da Associação Comercial, André Curvello revela as estratégias da Secretaria de Comunicação do Estado neste período
Nesse período de pandemia de Covid-19, os profissionais de comunicação têm trabalho dobrado. De acordo com o secretário de Comunicação Social da Bahia, André Curvello, o Governo de Estado agiu em parceria com a mídia para não só fortalecer este mercado no momento de crise, como também alertar os baianos sobre a importância de evitar aglomerações para evitar a propagação do coronavírus.
As declarações foram dadas na noite desta terça-feira (15), em mesa redonda do Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação da Associação Comercial da Bahia (ACB).
Diante de uma possível segunda onda da doença, o secretário informa que o estado já planeja a elaboração de novas campanhas publicitárias para conscientizar principalmente o público jovem sobre os riscos da Covid-19.
“Na segunda onda, você recomeça um aprendizado e percebe que o índice de contaminação maior é entre [pessoas que têm] 19 e 20 anos. E elas estão levando o vírus para casa. Estamos entrando essa semana com peças especificas para o público jovem, [para evitar] aglomeração em festas e bares. A campanha diz ‘Não permita que o coronavírus entre em ano novo com você’. Em alguns momentos a campanha tem mensagens duras, mas acho que é agora é hora de conscientizar”, afirma André.
O secretário aproveitou para fazer uma análise da atuação das campanhas do setor de comunicação do Governo do Estado. Segundo ele, as peças foram baseadas em estudos do que estava sendo feito na Europa, como Itália e Portugal, além de São Paulo.
“No primeiro momento [da campanha], reunimos o mercado de comunicação e fizemos uma reunião. Já tínhamos uma campanha pronta, ela versava sobre higiene, que você precisa fazer sua parte, lavar as mãos, manter a distância das pessoas, aparece a figura do álcool em gel e pedimos apoio ao mercado [de comunicação], com um fortalecimento da veiculação [de notícias e peças publicitárias a respeito]”, explicou.
O secretário acrescentou que foi assumido o compromisso com os veículos de “dar as mãos, caminhando juntos, o governo apoiando o mercado e oxigenando, já prevendo as dificuldades que terminaram abalando o mercado da comunicação ao longo de 2020”. Segundo ele, assim foi feito.
“Iremos terminar o ano com uma média de investimentos [para o setor] que é bem comparada com 2019 e também com uma razoável cronograma de pagamento”, explica André Curvello.
Ele afirma que, no primeiro momento, o governo pensou em chamar atenção do público para a importância da higiene, mas, com o agravamento da situação, a alternativa foi partir para a campanha do “fique em casa”.
“Ela é baseado em experiencias que aconteceram na Europa. Você tinha que cumprir a sua função de chamar o que era mais importante, de chamar a atenção para que as pessoas ficassem em casa. A comunicação, no papel do estado, tem que pensar em uma visão macro das coisas e pensar nos pontos que são de fundamental importância”, pontuou.
E completou: “Depois você percebe que não dá mais para falar ‘fique em casa’, a gente tem que ouvir o que a sociedade tá gritando, e aí você parte para ‘se precisar sair use máscara’. A gente tinha como obrigação estimular o hábito do uso da máscara. A comunicação tem essa percepção de ouvir o que está acontecendo”.
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