Salvador ganha destaque e realiza primeira cirurgia plástica em transexual
Estudo internacional aponta que entre 0,4% e 1,3% das pessoas com mais de 15 anos não se identifica com o sexo biológico
Esta semana, a modelo transexual baiana, radicada em São Paulo, Cecília Gama, vencedora do reality show Born to Fashion promovido pelo canal E! internacional, desembarcou em Salvador para ser submetida a cirurgia plástica para feminilização de mamas, dando início ao seu processo de redesignação do gênero.
A modelo, natural de Itabuna, que ganhou notoriedade após vencer o programa e assinar um contrato com uma grande agência de modelos internacional, relata que esta cirurgia sempre foi um grande sonho e no momento sente-se mais preparada para este passo importante.
O médico Felipe Góis, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que realizou o procedimento na modelo, relata que a capital baiana, está em vias de ganhar um serviço de atendimento cirúrgico para pacientes trans, lembrando que já existem dois serviços de atendimentos clínicos gratuitos.
Segundo o especialista, embora não haja levantamentos precisos sobre quantos transexuais existem no Brasil, estudos mencionados em junho de 2010 pela revista especializada The Lancet apontam que entre 0,4% e 1,3% das pessoas com mais de 15 anos não se identifica com seu sexo biológico, o que permite estimar em pelo menos 25 milhões o total de indivíduos trans no mundo. Utilizando esses índices para a população brasileira, é possível afirmar que há entre 752 mil e 2,4 milhões de trans vivendo no país.
Para esse público no geral, porém, só existem ambulatórios especializados em 11 cidades. Já as instituições habilitadas pelo Ministério da Saúde para realizar gratuitamente a cirurgia de adequação sexual são quatro, localizadas em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – até recentemente, o procedimento era realizado também no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), mas o serviço foi interrompido.
Modelo trans Cecília Gama (Foto: Divugação)
Em 2008, o processo transexualizador foi incorporado aos procedimentos oferecidos pela rede pública e ainda, o governo federal publicou o Plano nacional de promoção da cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, compilando as propostas aprovadas na primeira conferência nacional sobre o assunto em 2013.
Em 2019 o Ministério da Saúde editou o chamado “Projeto Singular” que a idade mínima para procedimentos ambulatoriais seja de 16 anos, esses procedimentos incluem acompanhamento multiprofissional e hormonioterapia. Para procedimentos cirúrgicos, a idade mínima é de 18 anos.
A redesignação de masculino para feminino inclui a amputação do pênis e a construção da neovagina (nome dado ao novo órgão), implante de próteses de silicone nas mamas e redução do pomo de adão para tornar a voz mais aguda. Já na transformação de feminino para masculino, as cirurgias incluem remoção dos seios, reconstrução dos genitais e lipoaspiração.
Em ambos os casos são feitos o acompanhamento clínico e a terapia hormonal por dois anos antes da cirurgia e até um ano no pós-operatório. Vale lembrar que, baseado no estudos de grandes centros como os localizados nos EUA e na Bélgica, a cirurgia genital não é o maior objetivo dos pacientes transexuais, mas, sim a cirurgia mamária, como cirurgia submetida pela modelo Cecilia Gama, e neste âmbito existem diversas peculiaridades nestes procedimentos que promovem um resultado final mais natural como desejado pelo paciente.
Felipe Góis ressalta que a cirurgia plástica em indivíduos trans atua de forma importante na melhora de seu bem-estar e qualidade de vida, dessa perspectiva, é totalmente plausível que o tratamento seja oferecido pelo SUS, pois é um problema real de saúde pública minimizado por muito tempo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional