Novembro Azul: Como fica a sexualidade depois do câncer de próstata?
Especialista alerta que a preocupação deve ser mais um motivo para fortalecer a importância do rastreio para diagnóstico precoce
Uma das maiores preocupações quando se fala câncer de próstata é a disfunção erétil (impotência sexual), além da incontinência urinária. Sem dúvidas, o assunto mexe com a cabeça dos pacientes e, de forma equivocada, acaba sendo um motivo para postergar o rastreio que possibilita a detecção precoce, favorece a cura e permite melhores resultados no tratamento, reduzindo as sequelas. No Novembro Azul, esse tema merece atenção quando se fala em promoção da saúde masculina de forma integral.
Em grande parte dos casos em que a doença está localizada na próstata, o tratamento do câncer é feito com cirurgia (convencional aberta ou robótica) ou com radioterapia. “A próstata fica muito próxima dos nervos responsáveis pela ereção. Por isso, a cirurgia normalmente afeta a região, podendo causar disfunção erétil, que pode ser revertida dentro de 6 meses a um ano, com acompanhamento médico adequado e uso de medicações, em alguns casos”, explica o urologista Rogério Eirado, da Clínica SIM/Grupo AMO.
O médico reforça que o tratamento para o câncer de próstata pode ter intuito curativo ou de controle e, por isso, a busca pelo especialista é o melhor caminho para todos os pacientes. Rogério Eirado diz ainda que, se houver indicação cirúrgica, quanto mais cedo esse câncer for descoberto, quanto menor for o tumor, mais preservadora pode ser a cirurgia, gerando menos impactos na sexualidade.
“Vale destacar que a condição sexual do homem anterior à cirurgia é o principal indicador da recuperação após o tratamento”, sinaliza o urologista, lembrando que as técnicas cirúrgias evoluíram muito, assim como a qualidade dos medicamentos que podem ser prescritos no pós-operatório.
Sem cirurgia
Devendo ser avaliado de forma individual, o câncer de próstata pode ter tratamento não-cirúrgico, à base de radioterapia ou hormonioterapia. “No caso da radioterapia, o impacto na função sexual não é imediato. As lesões aos nervos responsáveis pela ereção ocorrem progressivamente ao longo do tempo”, diz Rogério Eirado.
A hormonioterapia é indicada para casos mais avançados, quando se opta pelo bloqueio hormonal para suprimir a testosterona, que alimenta o tumor e é um dos hormônios mais importantes na libido. “A questão sexual afeta diretamente a qualidade de vida do homem. Por isso, cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo especialista, juntamente com o paciente, para a definição do melhor tratamento”, explica.
O urologista Rogério Eirado reafirma a importância da busca pelo especialista para a detecção precoce, através do rastreamento feito por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos em pacientes sem sinais ou sintomas. O toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) são as medidas mais usadas para identificar homens sob risco de portarem tumor maligno da próstata. O diagnóstico é confirmado através de estudo anatomopatológico em material obtido por biópsia ou peça cirúrgica.
Campanha AMO
Esse ano, a campanha Novembro Azul do Grupo AMO chama a atenção para o preconceito, que ainda faz pacientes retardarem ou até negligenciarem os cuidados com a saúde. Com uma linguagem direta e leve e com um pouco de humor presente no universo masculino, as peças divulgadas externamente (outdoor) e o material educativo distribuído nas unidades e publicado nas redes sociais reforçam que a detecção precoce é, sem dúvidas, o melhor aliado na cura do câncer.
Com o mote “Não se cuidar é coisa do passado”, o jingle da campanha Novembro Azul do Grupo AMO foi gravado por artistas como Luiz Caldas e Adelmo Casé. O pedágio do Litoral Norte foi plotado com o tema da campanha e, até o final do mês de novembro, as fachadas das unidades do grupo AMO permanecem iluminadas com a cor azul, que marca a campanha mundial pela saúde masculina.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional