Primeira edição do Enchefs Bahia destaca talentos da gastronomia
Evento gastronômico acontece em diversos estados brasileiros
A Faculdade Batista Brasileira sediou a mesa-redonda e cerimônia de premiação da primeira edição do Enchefs Bahia. Coordenou o evento o chef Bruno Tupinambá, que é coordenador e instrutor do curso de Gastronomia em faculdades de Salvador e vencedor do prêmio Nacional Dólmã 2018/2019, realizado em Goiás. Além da premiação, a mesa-redonda, no último dia 19, discutiu a evolução da gastronomia na Bahia e a importância de manter a identidade.
“A Bahia era o único estado onde ainda não tinha acontecido o Enchefs, um marco histórico para a gastronomia baiana. Tivemos grandes profissionais que apresentaram seus trabalhos, estudantes de praticamente todas as faculdades de gastronomia de Salvador e o maior número de inscrições do Brasil”, destacou Bruno Tupinambá.
“Teve gente do interior da Bahia, nós tivemos mais inscritos do que São Paulo e o nível foi muito alto. A Bahia é um dos grandes representantes da gastronomia do Brasil. Essa conquista vai servir para que os profissionais consigam crescer cada dia mais”, completou.
A mesa-redonda do Enchefs contou com a presença de chefs baianos, como Yuri Álvares, do restaurante Pedra Puá; Davi Bastos, do restaurante Camarão Villas; e Leila Carreiro, do restaurante Dona Mariquita, além das embaixadoras Tereza Paim e Dadá. A intermediação do debate contou com o chef Elmo Alves.
Categorias estudante e profissional
Os três vencedores do prêmio estudantil ganharam os troféus das mãos de Dadá. Juliane Martinez, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), apresentou xinxim de carne de jaca com arroz de moqueca e farofa de cuscuz (1º lugar). Jaqueline Santana, da Unime, fez camarões grelhados na manteiga de urucum e dendê, arroz de cacau com pimenta doce e banana crocante (2º lugar). Núbia Araújo, da UCSal, fez moqueca vegana com arroz de coco, farofa inquitaya e crocante de oguedê (3º lugar).
Os três vencedores do prêmio profissional receberam os troféus e medalhas das mãos de Tereza Paim. Margot dos Santos fez escabeche do sertão baiano (1º lugar). João Victor Gomes apresentou o parto minha origem (2º lugar) e Hannison Silva concorreu com barriga de porco com barbecue de buriti, purê de mandioca e causa nordestina (3º lugar).
Essência
“A gente não está aqui só pra vender as nossas moquecas. As pessoas não vão comer apenas a moqueca da Dadá, mas vão ver o sorriso da Dadá. Eu durmo sonhando com os temperos. Não é só criar receita, pois isso tá na alma da gente e não podemos perder essa essência”, disse Dadá.
“A cozinha de Salvador sofre preconceito por ser uma cozinha de senzala, de terreiro. E o próprio baiano cria essa limitação. Mas é a nossa herança e a gastronomia precisa evoluir, precisa ter respeito, pois nossa cozinha é uma cozinha de resistência. A gente precisa conhecer a nossa história, nossos ingredientes e nossa comida”, avaliou a chef Leila Carrero.
“A barreira da culinária é colocada pelo próprio baiano. O turista vem a Salvador em busca da gastronomia baiana. Não vem em busca de risoto, sushi. Esse estrangeirismo só se vê aqui. É a síndrome do colonizado. Não tem outro lugar do mundo com a gastronomia igual à nossa”, comentou Yuri Álvares.
*Informações enviadas pelo leitor Alípio Filho
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional