Encontro virtual da Liga Álvaro Bahia debate violência contra crianças e adolescentes
Carlos Emanuel Melo pontuou que pessoas nessa faixa etária chegam às unidades de saúde após serem vítimas de diversas violências
Na próxima quinta-feira (26), das 9h às 17h, a Liga Álvaro Bahia realiza um encontro virtual para debater a violência contra crianças e adolescentes. De acordo com dados da entidade, que administra os hospitais Martagão Gesteira (HMG), em Salvador, e o da Criança (HEC), em Feira de Santana, mais de 300 casos de pacientes pediátricos vítimas de violência foram registrados nas duas unidades, apenas em 2020.
Já no ano passado, no Martagão, foram computados 93 casos. Destes, 81% estão relacionados à negligências; 16% a maus tratos e 3% a abuso sexual. Neste ano, até o mês de setembro, o hospital já recebeu 54 casos, 89% de negligências e 9% de abuso sexual.
No HEC, durante o primeiro semestre de 2020, foi registrado um total de 250 casos de violência contra este público. Dos tipos notificados, os casos considerados como negligência (acidentes domésticos e quedas, por exemplo) registraram um total de 162, seguidos de 36 casos de violência física e 11 casos de violência sexual.
A grande maioria ocorreu com crianças e adolescentes residentes em Feira de Santana, do gênero masculino – 131 casos – em faixa etária de 1 a 6 anos de idade – 122 ocorrências.
No ano passado, foi registrado no HEC um total de 569 casos. Foram 387 casos de negligência, seguidos de 69 casos de violência física e 55 casos de violência sexual. A maior parte ocorreu com crianças e adolescentes de Feira de Santana, do gênero masculino – 314 casos -, em faixa etária de 1 a 6 anos de idade – 270 casos.
“Tem nos chamado a atenção, nos hospitais que gerimos, especialmente no Martagão e no HEC, um alto índice de casos relacionados a pacientes que sofreram violência antes de dar entrada no hospital. Pretendemos mostrar esses números e provocar o debate sobre o tema”, disse o presidente da Liga, Carlos Emanuel Melo.
Já a diretora operacional do HEC, Lívia Leite, ressalta que as ocorrências de violência têm relação com diversas áreas, além da saúde: social, educação e segurança. “É um problema multifatorial, mas que, no centro deles, estão as crianças e adolescentes, que terminam adoecendo”, afiemou.
Comissão
Devido a esse panorama, foi criada no Hospital da Criança, há três anos, uma Comissão de Violência com o objetivo de avaliar e criar estratégias para diminuir o número de casos de violência contra crianças e adolescentes registrados na unidade. Em todos os casos, é feita a notificação e os encaminhamentos para as autoridades competentes.
Para a diretora do Martagão, Erica Oliveira, trata-se de uma situação de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes que precisa ser debatida, a fim de que soluções sejam criadas para coibir esse tipo de ocorrência.
“Através do debate, gostaríamos de movimentar outras instituições e sensibilizar a sociedade. Procurar entender melhor o problema. Tentar criar soluções. Apontar caminhos. Destacar essa situação que não pode passar despercebida nas agendas tão concorridas do nosso cotidiano”, afirma.
Para participar do evento é necessário realizar a inscrição através deste link – as inscrições são gratuitas. Porém, há a opção pela inscrição solidária, onde os recursos obtidos serão revertidos para o Martagão Gesteira.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional