‘Marighella’, filme de Wagner Moura, terá sessões especiais em Salvador

Longa traz Seu Jorge no papel do guerrilheiro que se tornou o principal inimigo da ditadura militar brasileira


Vixe d-flex me-2
redacao 17/11/2020 20:45 Cultura

Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, o filme Marighella terá sessões especiais em Salvador, entre os dias 19 (próxima quinta) e 25 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, durante a Semana da Consciência Negra.

A película será lançada oficialmente só em 14 de abril de 2021, após o adiamento causado pela pandemia do novo coronavírus. Marighella estreia no Brasil após uma longa trajetória por importantes festivais mundo afora: Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo, Cairo, entre cerca de 30 exibições em países dos cinco continentes.
                           
O longa traz no elenco Seu Jorge interpretandoCarlos Marighella e tem nomes como Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros.

Marighella conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960.

Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio, policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.

 

Polêmica em 2019
A estreia do filme estava prevista para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, do ano passado. No entanto, faltando pouco mais de dois meses para a data, a produtora do longa enviou uma nota comunicando que a estreia estava cancelada no Brasil. Na época, a produção alegou que não conseguiu atender os trâmites da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Em entrevista ao UOL, Wagner Moura disse ter certeza de que o adiamento foi causado por questões políticas. “É uma censura diferente, mas é censura, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não há uma ordem transparente por parte do governo para que isso aconteça, no entanto já vimos Bolsonaro [Jair Bolsonaro, presidente da República] publicamente dizer que a cultura precisa de um filtro. E esse filtro seria feito pela Ancine”, disse à coluna do jornalista Leonardo Sakamoto. 

O filme Marighella estava na lista de solicitação de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. No entanto, meses antes da estreia, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) negou os pedidos da produção para o lançamento no país.

Em agosto de 2018, a agência negou uma solicitação de ressarcimento no valor de R$ 1 milhão, que foi investido pela produtora O2 na realização do longa, e recusou o pedido de adiantamento de verba para a comercialização do filme no Brasil.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional