Com quase 5% dos votos na eleição municipal, Cezar Leite acredita no fortalecimento da direita em Salvador
O então candidato à prefeitura pelo PRTB, porém, criticou o fato de a cidade não ter eleito vereadores desse lado do espectro político: “Aleluia não representa a direita”, disse
Quarto colocado nas eleições à Prefeitura de Salvador, Cezar Leite (PRTB) avalia que o resultado do pleito realizado no último domingo (15) fortaleceu o pensamento conservador na capital baiana. Autointitulado candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Leite reconheceu como uma “vitória” ter chegado à frente de postulantes com maior estrutura partidária, como Olívia Santana (PCdoB) e Bacelar (Podemos), que ficaram em quinto e sétimo, respectivamente.
“Esse resultado vai fortalecer, sim, o pensamento conservador em Salvador. Nossa perspectiva era ter conquistado mais votos. Nós até ficamos na frente de Isidório [terceiro colocado], durante parte de apuração das urnas, mas para a gente foi tudo difícil porque disputamos sem dinheiro, sem estrutura e sem debates também. Portanto, foi uma grande vitória nossa”, comentou o candidato, que obteve 56.494 votos, o que representa 4,65%.
Atividades pós-eleição
Segundo Cezar Leite, que está encerrando mandato de vereador, o pensamento conservador da capital continuará em articulação após o pleito. Embora não comente sobre ações para as eleições de 2022, Leite fala em realizar encontros para fortalecer o grupo classificado por ele como “verdadeira direta” com o objetivo de ter maior competitividade na disputa.
“Agora é fortalecer o processo de comunicação e dar continuidade ao trabalho por meio de fóruns, eventos e lives nas redes sociais. Sempre visando fortalecer o pensamento conservador”, contou. Um outro objetivo de Cezar Leite é reduzir o índice de rejeição a Bolsonaro na capital baiana. Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada no final de outubro, o presidente é rejeitado por 65% dos eleitores de Salvador.
“Esse será um dos desafios. É preciso saber que Bolsonaro fez boas ações para Salvador e para todo o Nordeste, como a aprovação do auxílio emergencial de R$ 600. Além disso, há muita desinformação sobre o que é ser conservador, e isso afasta as pessoas”, avaliou.
Sobre ser conservador
Na concepção de Cezar Leite, há um paradoxo entre ter um pensamento conservador e integrar o DEM, partido que, segundo ele, é do espectro da centro-esquerda. Ele, que já foi filiado ao PSDB, utiliza deste perspectiva para criticar a reeleição do vereador Alexandre Aleluia (DEM).
“Ele [Aleluia] está no DEM, que é de centro-esquerda. Ele não foi eleito por votos de opinião. Aleluia faz parte do sistema, do mecanismo partidário já existente. Você vê que eu não gastei nada de fundo eleitoral. Os meus votos, sim, foram de opinião”, criticou Leite.
Apoio de Bolsonaro
O paradoxo apontado por Cezar Leite e representado na figura do vereador Alexandre Aleluia não se aplica às atitudes que Bolsonaro tomou em relação ao pleito de Salvador. Durante a corrida eleitoral, o presidente apoiou a candidatura de Aleluia, mas sem abordar o nome de Leite.
De Brasília, o representante do conservadorismo na capital baiana teve apenas os endossos do vice-presidente e seu correligionário, Hamilton Mourão, e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional