Uso de máscara, álcool gel e distanciamento: confira dicas para você votar com segurança no domingo
No dia da eleição, bares e restaurantes de Salvador funcionam normalmente, conforme protocolo sanitário da prefeitura; se não pode votar, justifique por meio do aplicativo e-título
Neste domingo (15), milhões de eleitores irão às urnas eletrônicas para votar em candidatos a prefeito e vereador nas cidades brasileiras. As eleições municipais deste ano, porém, contarão com a vigência de medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
Os eleitores poderão votar entre 7h e 17h, sendo que nas primeiras três horas do turno (7h às 10h) será priorizado o atendimento aos idosos. De acordo com a cartilha publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), todos os eleitores terão de usar máscaras de proteção para acessar as zonas eleitorais. Além disso, ao entrar na seção, o cidadão deverá se posicionar na frente da mesa receptora de votos, respeitando o distanciamento mínimo de um metro, conforme marcação de uma fita adesiva.
O TRE-BA também orienta que, como forma de evitar contato com o mesário, o eleitor deverá exibir o seu documento oficial com foto, erguendo o braço em direção ao voluntário da seção. Para facilitar este processo, recomenda-se o uso do aplicativo de celular ‘e-Título’ (título digital), disponível para baixar nos sistemas operacionais Apple e Android.
Durante a votação, o uso de álcool em gel para higienizar as mãos é fundamental. Segundo o TRE-BA, o higienizante será disponibilizado em todas as seções eleitorais.
Passado este processo, o eleitor deverá assinar o caderno de votação (de preferência, com a própria caneta). Caso ele não possa assinar o caderno de votação, será feita a coleta da impressão digital com uso da almofada para carimbo. Após esta etapa, o cidadão também deverá higienizar as mãos.
Caso haja necessidade da emissão do comprovante de votação, a solicitação deverá ser feita ao mesário antes de o eleitor se dirigir à cabine de votação. Ao entrar na cabine, o cidadão vai digitar os números dos seus candidatos – primeiro o vereador (ou o partido) e depois, prefeito – e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Assim que votar, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool gel novamente e se retirar da seção eleitoral.
Confira sua zona eleitoral
Por diversos motivos, como a desativação de prédios, adequação às medidas de prevenção contra o novo coronavírus e mudanças de nomes de escolas, houve cidades baianas que tiveram mudanças de locais de votação para as eleições 2020.
Por isso, antes de se deslocar à festa da democracia, vale conferir se sua zona eleitoral é a mesma. É possível checar estes detalhes por meio do aplicativo e-título e do site do TRE-BA. (Acesse aqui).
Não vai às urnas no domingo? Justifique seu voto
Para os eleitores que não puderem comparecer às urnas de votação neste domingo (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitirá que a ausência seja justificada por meio do aplicativo do órgão, o ‘e-Título’.
Ao ser instalado nos smartphones Apple ou Android, o programa fará o processo de conferência por meio do sistema de georreferenciamento disponível nos aparelhos. Esta função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.
A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo ‘e-Título’ estará disponível somente no dia e no horário da votação. Caso outras razões sejam alegadas, como motivos de saúde, por exemplo, o aplicativo também poderá ser utilizado, mas somente depois da eleição, no prazo de 60 dias. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.
Bares e restaurantes
No domingo, os bares e restaurantes funcionarão conforme os protocolos sanitários da Prefeitura de Salvador. Sem a vigência da Lei Seca, que proibia a venda de bebidas alcólicas no dia da eleição, esses estabelecimentos vão funcionar de meio-dia até meia-noite, sendo que a permissão da entrada de clientes será até 23h.
Quanto à estrutura dos bares e restaurantes, haverá a manutenção do uso obrigatório de máscaras e uma capacidade máxima de oito pessoas para cada mesa.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional