Baiana divulga culinária típica para inglês ver e se apaixonar
Luciana Berry foi semifinalista do ‘MasterChef’ de Londres, em 2015, e atualmente participa do ‘Top Chef’ da Record
Ela provou para grandes chefes britânicos que o tempero da Bahia também pode fazer parte da alta gastronomia e que a comida do Brasil é muito mais do que churrasco e feijoada. A baiana Luciana Berry, uma das finalistas do “MasterChef” de Londres em 2015, hoje trabalha divulgando a gastronomia baiana e brasileira na Inglaterra.
Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, o jornalista Osvaldo Lyra, a chefe de cozinha falou sobre seu aprendizado e como apresentou o nosso tempero em um dos programas de culinária mais assistidos do mundo.
Luciana conta que, antes da experiência no “MasterChef”, ela cozinhava de forma amadora em um local que foi visitado pelo príncipe Edward, filho caçula da rainha Elizabeth. Assim conseguiu preparar um prato – um ensopado – para ele. Foi depois da experiência de servir à realeza britânica que Luciana decidiu se formar em gastronomia.
Ela afirma que, no curso, dava um jeito de “fugir” das receitas, que, bem ao gosto dos ingleses, tinham poucos temperos. A estratégia era dar uma “abrasileirada” em receitas inglesas e francesas e, assim, deixar um carimbo em tudo que fazia na cozinha.
Após a decisão de se inscrever no “MasterChef”, ela foi acreditando no próprio potencial. Mesmo não tendo apoio do chefe com quem ela aprendeu os segredos da culinária, no curso de gastronomia, Luciana afirma que decidiu se inscrever e chegou à semifinal, graças ao jeitinho brasileiro de ajustar os temperos nas provas.
“O meu chefe falou: ‘você é louca!’. [Disse] Que se eu saísse no primeiro dia eu deveria me considerar uma vencedora, mas continuei sendo eu. Eu acho que eles gostaram de mim no programa, porque eu era mulher, não era inglesa e fazia umas comidas doidas. Na minha bancada, eles não conseguiam identificar nada, era farinha, cuscuz…”, diz.
“Na semifinal, eu chutei o pau da barraca, fiz vatapá, acarajé, caruru, tudo em uma panela. Quando falei que tinha 12 ingredientes… era demais para eles, eles gostam de tudo muito sutil. Essa foi uma comida muito rústica”. De acordo com Luciana, a diferença da comida brasileira para a inglesa é justamente a quantidade de temperos.
A chefe baiana diz que o ingrediente brasileiro que não pode faltar para ela em Londres é a mandioca – aipim para os baianos e macaxeira para os demais nordestinos. Ela acrescenta que para quem vive em outro país, divulgando a culinária da Bahia, o segredo está em prestar atenção ao que os clientes querem.
“Aqui eles gostam muito de pimenta saborosa, que não tenha ardor. A gente vai combinando os temperos. Eles gostam de sentir cada nota [do sabor]”, explica.
Promovendo a cultura do Brasil, Luciana afirma que faz ajustes com os ingredientes brasileiros respeitando o paladar do inglês.
Mesmo com todo o sucesso, a chefe diz que não sonha em ter um restaurante. “É uma carga horária imensa, é muito complicado. O que eu faço é tipo isso, mas me dá liberdade para ir em um evento, programa de TV, viajar trabalhando, eu tenho tempo. Quando estamos em um restaurante deixamos de viver, para ser escravos daquilo”.
Os brasileiros podem conferir tudo o que Luciana Berry faz na cozinha no programa “Top Chef”, da TV Record.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional