AmaBarra critica utilização do espaço público por bares e restaurantes na avenida Oceânica
Iniciativa foi autorizada pelo prefeito ACM Neto com permissão concedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur)
A utilização da via pública da avenida Oceânica, na Barra, por donos de bares e restaurantes, que colocam mesas e cadeiras para atender a clientela em área aberta, o que é mais seguro neste momento de pandemia da Covid-19, desagrada a Associação de Moradores e Amigos da Barra (AmaBarra).
Para o presidente da entidade, Waltson Campos, com esta medida o trânsito foi concentrado na Rua Afonso Celso, aumentando a poluição ambiental e causando transtornos aos moradores da localidade, além de reduzir o espaço destinado aos pedestres na região.
“O trecho da avenida Oceânica que foi fechado não foi para diminuir aglomeração na orla do bairro? Se reduzir o espaço para os pedestres, esportistas, ciclistas e ambulantes diminui o distanciamento social, ou não?”, questiona.
Em uma publicação no Facebook, os associados reclamam que, com a flexibilização e a abertura dos bares e restaurantes, a Prefeitura de Salvador resolveu permitir a privatização do espaço público.
Em um trecho, eles afirmam: “Não somos contrários à ideia de que os comerciantes precisam fazer ‘cash’ para manter seus negócios, assim como não somos contrários à sugestão seguida no mundo todo de que, neste momento, o ideal é atender em espaços abertos. Mas somos contrários à ocupação do espaço público de forma desordenada, contrariando o Artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB”.
Diz o Artigo 95: “Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”.
“Temos vários exemplos de restaurantes e bares, na orla da própria Barra, que não invadiram a via de tráfego e estão atendendo bem. Por que para esses foi permitida a invasão do espaço viário?”, completa Waltson Campos.
Ainda segundo o presidente da AmaBarra, a publicação no Facebook questiona dois pontos: “Um é o descumprimento do Artigo 95 do CTB sobre bloqueios em vias públicas; e o outro é que a prefeitura abre um precedente para que todos os outros bares e restaurantes façam o mesmo. Aí a área que seria pública passa a ser privada”.
O titular da Sedur, Sérgio Guanabara, pontua que a medida de disponibilizar uso dos logradouros para atendimento de clientes não tem prazo de validade e que, com a ação, a Prefeitura está estimulando a reabertura do setor de bares e restaurantes.
“Na verdade, a gestão municipal está potencializando mais ainda o plano de retomada para o segmento. Os estabelecimentos poderão usar espaços como faixa de uma via que serve de estacionamento ou parte de uma calçada, desde que o passeio tenha largura de pelo menos 1,50 metro”, exemplifica.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional