Aladilce diz que oposição vai judicializar os projetos aprovados essa semana na Câmara
Segundo a vereadora o PDDU foi fortemente ofendido e rasgado com a votação
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) afirmou que a oposição da Câmara Municipal de Salvador vai judicializar o Projeto de Lei nº 299/19, que institui em Salvador o Condomínio de Lotes e o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) (PLC nº 02/19), votados na Câmara, na terça-feira (10). Segundo ela, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) foi fortemente ofendido e rasgado com a votação.
“Os dois projetos receberam de última hora emendas complexas que alteram o PDDU, sem nenhum debate anterior, estudos técnicos e sem audiências públicas”, disse a vereadora. Ela completou que como consequência disso, os prejuízos ambientais serão inúmeros para os moradores de Salvador e principalmente quem reside nas proximidades do Parque do Vale Encantado e Bacia do Mané Dendê.
“Uma emenda que foi apresentada no projeto de Regularização Fundiária reduz a área do Parque Vale Encantado, que é a última reserva de Mata Atlântica que nós temos em Salvador. Que tem uma variedade de espécies de plantas, plantas raras, animais, alguns em processo de extinção, além de um conjunto de lagoas. Quando você reduz uma área dessas, você aumenta o desmatamento, portanto o impacto sobre o clima da cidade é o mais esperado”, afirma. Ela completa que na Ilha dos Frades também se teve a redução da Zona Especial de Interesse Social. “A redução é sempre nessas áreas de proteção ambiental”, critica.
A vereadora fala que a Câmara entrou em um vício de inconstitucionalidade com a alteração do PDDU, sem passar por ritos necessários. “Para alterar o Plano Diretor você tem um rito próprio, é preciso estar escrito no Estatuto da Cidade, na Lei do PDDU e na Lei Orgânica do município. Além do processo de consulta ao Conselho da Cidade, consultar a população em audiências públicas. Isso foi o motivo que fez que a justiça suspendesse o Plano Diretório de 2008. Digo que foi um passo atrás, porque a Câmara que passou por todo esse trauma, agora faz a mesma coisa alterando”.
Passo atrás
De acordo com Aladilce, o prefeito ACM Neto, mais uma vez colocou a Câmara em uma situação difícil e que a Casa deu um passo atrás no processo de afirmação da independência, autonomia e de um processo de participação afetiva. “Tivemos emendas de última hora, acho que o prefeito mais uma vez coloca a Câmara em uma situação difícil e infelizmente a maioria dos vereadores seguem essa orientação da bancada governista, votam e aprovam essa matéria”.
Outra matéria aprovada na votação foi o Programa Nossos Talentos (PL nº 304/19), que é a criação de 42 cargos na prefeitura para abrigar estagiários que terminem o contrato e possam ser nomeados. Para a vereadora o programa é um absurdo que fere a impessoalidade, as normas de administração pública. “Eles serão nomeados sem um concurso público. Provavelmente irão [gestores] abrigar amigos nesses cargos. A Câmara nos deixou em uma situação desconfortável em aprovar matérias sem nenhuma discussão. É lamentável”, finaliza.
As comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ); Orçamento e Planejamento Urbano aprovaram os textos conjuntamente com votos contrários. A relatoria da votação foi do presidente da CCJ, vereador Alexandre Aleluia (DEM).
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional