Maria Marighella destaca importância de políticas culturais na abertura do Festival de Artesanato
Presidente da Funart ressalta a relevância das ações governamentais na construção da identidade e na promoção dos direitos sociais
A vereadora licenciada do PT e presidente da Fundação Nacional de Artes, Maria Marighella, expressou sua alegria na abertura do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA). Segundo ela, o evento é um momento singular na história do país e das políticas públicas para a cultura.
“Nós viemos de um processo de ataque muito profundo às políticas públicas de cultura. Esse ambiente é central para a produção de brasilidade, de identidade do que somos, e nós sabemos que isso é importante não só na sua dimensão simbólica, mas também cidadã e econômica”, disse.
Maria pontuou que a eleição do presidente Lula demonstrou a força da cultura no centro do debate sobre direitos, igualdade e democracia. “O símbolo maior dessa construção é a nossa ministra, Margareth Menezes, e o Ministério da Cultura, que representa, na sua essência, a democracia. Vamos lembrar que ele é um ministério de 1985, símbolo do que artistas, intelectuais e gente da cultura representaram na luta contra a ditadura civil-militar no Brasil.”
A presidente da Funart comentou também que a democracia não é apenas uma abstração – para ela, significa construir políticas que promovam direitos e acessos. “É nessa construção, com esse símbolo, essa marca, que nós produzimos a Política Nacional das Artes. Estamos em fluxo, vamos apresentar um conjunto de políticas que darão nome à Política Nacional das Artes”, afirmou.
“Voltamos de um ano que chamamos de retomada, a ‘Funarte Retomada’, que, com orçamento e investimento recorde, colocou na vida do País um conjunto de orçamentos e políticas que se somam a outras políticas, como o orçamento recorde também na Lei Rouanet, a execução da Lei Paulo Gustavo, agora a Política Nacional Aldir Blanc, a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura, a Quarta Conferência Nacional de Cultura, retomando o compromisso radical com participação social. Na IV Conferência Nacional de Cultura, entre os eixos e pontos aprovados, está a construção dessa política”, pontuou.
Segundo Maria Marighella, as políticas só funcionam quando trazem consigo não só a promoção de direitos e ações afirmativas, mas também o compromisso de nacionalizar e chegar a cada lugar do País. “Em cada terreiro, em cada canto do Brasil, há cultura, e o que muitas vezes falta são as políticas públicas que transformem esse fazer em um direito e uma riqueza cada vez maior para esse povo, dono da sua cultura, dono desse saber e dessa dimensão tão importante para nós”.
“É uma honra enorme participar desse governo, desse ministério, desse processo, entendendo que a cultura de um povo é a sua riqueza, e como toda riqueza deve ser compartilhada e fortalecida. É essa força que nos une e pelo qual trabalhamos”, finalizou.
Confira a entrevista na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Weslen Moreira comemora sucesso da Feira Nacional do Artesanato e anuncia fortalecimento do setor
Ministra da Cultura celebra abertura do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional