MP lança campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes nesta sexta
Evento de lançamento contará com debate sobre os desafios e avanços na proteção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
O Ministério Público da Bahia lança nesta sexta-feira (17), uma campanha de alerta para dar visibilidade ao enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em razão da elevada quantidade de notícias de violência sexual contra crianças e adolescentes na Bahia e no Brasil. Somente no último ano, foram registrados na Bahia 5.024 casos de abuso e exploração sexual infantojuvenil, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
No Brasil, diariamente, são registrados, pelo menos, 130 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública e o mais alarmante é que mais de 76% dos casos ocorrem nas casas das vítimas e os principais agressores são pessoas próximas, dificultando as denúncias e a proteção.
O evento de lançamento, que ocorrerá a partir das 8h30, no auditório do MP no CAB, será aberto pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pela promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca). A programação contará com um debate sobre os desafios e avanços no âmbito do MP para a proteção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
A campanha será divulgada em TVs, jornais, rádios, outdoors, meios de comunicação digital, além do site e redes sociais da Instituição (Instagram, TikTok, Facebook e Youtube). A ação alerta a sociedade sobre a importância de todos estarem atentos a qualquer sinal de alteração de comportamento e humor de crianças e adolescentes, atuando para a proteção destes e para a responsabilização dos agressores. A campanha conta com o apoio de diversos veículos de comunicação social e fornecedores.
A promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi alerta sobre a importância da vigilância e atuação da família, da comunidade e dos órgãos do Estado para a proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ela destaca que cabe a todos mantê-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. “Todos precisam estar atentos e atuantes. As vítimas de violência sexual, geralmente, apresentam alterações no comportamento, que variam conforme a idade, características do núcleo familiar, tipo de abuso ou exploração ao qual foi exposta e a forma como a família, a escola e a comunidade lidam com o ocorrido”, destacou. A promotora complementou que, nesses casos, a busca pela ajuda profissional para acolhimento e proteção são fundamentais, além da denúncia imediata dos agressores.
Também participarão do evento, dia 17, os promotores de Justiça Adalto Araújo, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); Adriano Freire de Carvalho, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc); Aurivana Curvelo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife); Rocío Garcia Matos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau); e Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh).
Leia também:
Funcionários do IBGE planejam paralisação em 10 Estados nesta quarta-feira
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional