Feira de São Joaquim: após 13 anos, 2ª etapa de requalificação é autorizada
Anunciado em 2011, projeto foi dividido em três etapas; primeira foi concluída apenas em 2016, com 2 anos de atraso
Após 13 anos de espera, finalmente o início das obras da segunda etapa da requalificação da tradicional Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, foi autorizado, na manhã desta quarta-feira (17), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em entrevista ao Portal M!, o petista afirmou que serão investidos R$ 41,2 milhões nas obras, com recursos dos governos estadual e federal, e a previsão que sejam entregues em 20 meses.
“Fizemos uma combinação, quero agradecer aqui o entendimento da associação, do sindicato aqui da Feira de São Joaquim que compreenderam, fizemos uma adequação aqui desses galpões, pra trazê-los pra aqui até que a obra acabe. Tá tudo muito bem organizado, a empresa vencedora da excitação já ‘tapumou’ a obra, já começou a derrubar partes que deverão ser jogadas ao chão pra reconstrução”, explicou o governador ao Portal M!.
Anunciado em 2011 e antiga reivindicação dos feirantes, o projeto de requalificação do equipamento foi dividido, ainda no segundo governo do petista Jaques Wagner, em três etapas. A primeira foi concluída apenas em 2016, com 2 anos de atraso. Foram feitas pavimentação, drenagem, novas instalações elétricas e hidráulicas e iluminação, reconstrução dos boxes dos segmentos de pescados, animais vivos e produtos religiosos e recuperação dos restaurantes com vista para o mar, mas apenas em 30% da feira.
“Em um ano, eu espero que dê tudo certo, o recurso tá na conta, não é falta de dinheiro, tem boa vontade. Nós visitamos tanto a parte que será demolida e reformada, reconstruída, como a parte dos galpões e na passagem ali de uma parte que chama o galpão do quiabo. Não está nessa etapa, mas tem uma condição precária, então para garantir a segurança das pessoas que vendem e compram, mas também pela cultura que é praticada ali, tem um samba aos domingos, nós vamos tentar fazer uma ação provisória até que a terceira etapa possa responder a essa ação”, disse o governador.
As novas intervenções ficarão a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O projeto de requalificação inclui a construção de um galpão de carnes e vísceras, 16 blocos de comércios variados, estacionamento e uma via perimetral, com calçadão, na borda da Baía de Todos-os-Santos. Serão entregues 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets totalmente renovados, beneficiando cerca de 500 feirantes.
“Uma vez que essa feira aqui não roda bem na sua quantidade de venda, lá na ponta o produto que é produzido nas roças da agricultura familiar, recebe um impacto. Então se aqui vende bem, as galinhas, as folhas, as verduras, tem uma sintonia direta com a zona rural de grande parte dos municípios da nossa Bahia. Muito alegre, vamos acompanhar passo-a-passo dessa obra. Quero garantir aqui o nosso esforço e agradecer em especial cada feirante, cada um que trabalha aqui, carregador de feira, vendedor de cafezinho, que a gente possa entender que isso aqui é para melhorar a nossa Feira de São Joaquim”, ressaltou Jerônimo.
Ao todo, serão mais de nove mil metros quadrados de área requalificada, iniciando da parte já reformada, seguindo em direção ao ferry-boat. Os mais variados produtos, como ervas, frutas e verduras, além itens religiosos, roupas, artesanatos e objetos de decoração, continuarão a ser vendidos, porém em outra estrutura. Segundo o governador, para que a feira não pare durante as obras, foi construído o Galpão Água de Meninos, que vai receber, temporariamente, os permissionários. O recurso de R$ 4 milhões investidos abrangeu a ampliação da via de acesso ao ferry-boat, acrescentando duas faixas a mais e contribuindo para organizar a fila de carros do terminal.
“Solicitei aqui a política do reuso de água para que a Embasa possa sentar com a associação, também pedi que a gente pudesse planejar aqui um espaço de eventos. Aqui passam muitos turistas, aos domingos as pessoas vêm se divertir com a família, se alimentar, tomar uma cerveja, fazer um samba. Além disso, tentar criar um espaço para que a gente possa ter aqui um museu para que a história possa ser contada às pessoas que não conhecem a Feira do Sete, depois Águas de Menino e depois a Feira de São Joaquim. Isso aqui é a cultura”, destacou ainda o petista ao Portal M!.
História
Na década de 1930, a Feira de São Joaquim se chamava Feira do Sete, por ficar próxima ao sétimo armazém das Docas, do Porto de Salvador. Com a modernização do ancoradouro, o comércio a céu aberto teve de mudar de endereço e passou a se chamar Feira de Água de Meninos. Em 1964, o local sofreu um incêndio que a destruiu completamente e, somente após a reconstrução – também na década de 60 -, recebeu o nome atual. Hoje, ela funciona todos os dias, das 5h às 17 horas.
Confira entrevista:
Leia também:
Feira de São Joaquim: após 12 anos, licitação de 2ª etapa de requalificação é aberta
Jerônimo alfineta Bruno sobre obras na Feira de São Joaquim: “Estamos fazendo o papel que não é nosso”
“Não acho que tenha sido a melhor estratégia”, diz Sílvio Humberto sobre Kannário no PSB
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional