Bruno Reis diz que Salvador está na “contramão da crise” do transporte público
Conforme o prefeito da capital, o cenário atual ocorre porque o setor não é mais capaz de sustentar o próprio sistema
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) comentou, nesta sexta-feira (12), a situação do transporte na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que tem enfrentado greves com o fim das operações das empresas de ônibus Costa Verde e Avanço. Reis afirmou que o quadro de crise no transporte se dá em todo o país, e destacou que Salvador está na “contramão da crise”.
“É bom que o problema está aqui do lado, para todo mundo ver. Aqui do lado, aqui do ladinho, na Região Metropolitana. Essa semana quebraram a empresa Costa Verde e a empresa Avanço. Tinham 11 empresas, 5 já quebraram, só tem 6. 1.500 trabalhadores infelizmente demitidos. E a culpa foi porque foi feita uma licitação do transporte em Salvador, que a empresa aqui quebrou no passado, não foi né, gente. O transporte vive um período de crise no Brasil todo”, observou.
Perguntado se houve politização em torno do tema do transporte, Bruno foi enfático: “Claro”. Ele ressaltou que, em meio a este cenário, a capital baiana está adquirindo ônibus elétrico e implantando eletroterminais.
“Fizemos as maiores compras de ônibus convencional nesses 4 anos. Prefeitura que mais comprou ônibus no Brasil foi a Prefeitura de Salvador, com ar-condicionados. Vamos chegar ao final desse ano com 50% da frota com ar-condicionado e se eu for candidato a prefeito, coisa que nunca foi feita no passado, nem por mim nem por ACM Neto, eu vou assumir o compromisso nos próximos quatro anos, renovar a frota em 100%”, assegurou.
Conforme o chefe do Executivo Municipal, essa iniciativa será possível através do financiamento do transporte público, já aprovado pela Câmara dos Deputados, para a compra de ônibus elétricos e de ônibus convencionais. “E, ao invés de aportar recursos como nós estamos aportando no sistema, a partir dos anos seguintes aportar equipamentos e garantir a renovação de 12,5% no ano que é possível ser feita. O TAC atual é de 10%, nós vamos aumentar mais 2,5% e chegar em 2028 com 100% da frota de Salvador com ar-condicionado”.
Por fim, Bruno Reis também ressaltou que o movimento de crise nada tem a ver com as gestões, mas, sim, pelo fato de que a receita do transporte público não é mais capaz de sustentar o próprio sistema.
“A gente aqui está na contramão da crise que está ocorrendo no Brasil todo. E eu já disse que esse problema era em Itabuna, em Feira, em Alagoinhas, em Vitória da Conquista, e agora aqui do lado, no transporte metropolitano. A gente está vendo aí greves, movimentos paredistas, paralisação. Infelizmente, empresas quebrando e funcionários sendo demitidos. Vocês estão vendo que não tem nada a ver com gestão, não tem nada a ver com política, tem a ver com a crise que existe”.
Segundo ele, isso se dá pelo aumento do preço de insumos, do valor dos ônibus, pneus, salários dos trabalhadores, manutenção e peças, além da redução no número de passageiros. “Caiu por que, prefeito? Pela chegada de outros modais. Caiu por conta da pandemia. Muita gente mudou seus hábitos, não trabalha mais todos os dias de forma presencial, faz trabalho remoto, e tudo isso impactou. Então se de um lado cai receita e do outro aumenta a despesa, vai quebrar”, finalizou.
Confira a declaração na íntegra:
Leia também:
Prefeito reage a críticas sobre impactos das chuvas e dispara contra o governo: “Caos provoca quem quer ver o caos”
Leo Prates fala sobre estruturação para campanha e diz que reeleição de Bruno Reis é o “processo político mais importante”
Tiago Correia diz que expectativa do PSDB é eleger 15 prefeitos
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional