Em sessão especial dos 44 anos do partido, PT Bahia dedica celebração à militância
Legenda reafirmou ainda a continuidade da luta pela democracia e a defesa dos direitos da população
O Partido dos Trabalhadores da Bahia promoveu, nesta quinta-feira (14), a celebração dos 44 anos da legenda. Realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a sessão especial contou com a presença do presidente estadual do partido, Éden Valadares e do senador Jaques Wagner, além de parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e movimentos sociais.
Na ocasião, o partido reafirmou a continuidade da luta pela democracia e a defesa dos direitos da classe trabalhadora e da população como algumas das suas principais bandeiras. Também dedicou a celebração à militância, considerada como o maior patrimônio do PT.
“Saudar principalmente a nossa militância. Esse partido fundado há 44 anos, em fevereiro de 1980, ele não seria o que é hoje se não fosse a crença, a fé, a determinação e o sacrifício até de muitos companheiros”, disse Wagner, que cumprimentou as mulheres da militância pelo mês de luta feminina e destacou a importância de conhecer os novos desafios e de abrir espaços para a renovação.
“Esse partido, que é o mais querido do Brasil, perseguido, vilipendiado, afrontando na figura do [presidente] Lula, mas nunca arriamos a cabeça. O Lula diz uma coisa que eu acho importante a gente ter em mente: ‘Eu não troco a minha dignidade pela minha liberdade'”, complementou o senador.
Em seu discurso, Éden ressaltou a luta histórica do PT pela democracia. “Democrático por essência não apenas na sua forma de organização interna, mas no compromisso com os valores como forma de construir um novo mundo; em defesa da emancipação da classe trabalhadora, que visa elevar o grau de mobilização, organização e consciência das massas; em busca do fortalecimento dos setores populares”, afirmou.
O dirigente petista também destacou o orgulho de ter o primeiro governador índigena da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a “maior liderança popular da história do país”, o presidente Lula. Ele relembrou que, “além de ter estado nas principais frentes de lutas democráticas, o PT também lutou por conquistas para o povo e sempre esteve na dianteira da “inovação das formas de fazer política”.
“Mudamos as câmaras, assembleias e o Congresso Nacional com mandatos participativos, populares, com rigor técnico, ação coletiva e marca histórica de um novo tipo de fazer fiscalização, legislação e atuação parlamentar. Da mesma forma, primeiro com as gestões municipais, e depois com governos estaduais, inauguramos um novo jeito de administrar que virou marca em todo o Brasil: o modo petista de governar”.
“Nosso papel em escrever uma bonita e importante página na história da Bahia”, emendou Éden, ao citar a “transformação democrática, os avanços e as conquistas para a população, como a criação de hospitais, policlínicas, escolas em tempo integral e obras estruturantes”.
Já a líder da bancada do PT na AL-BA, deputada Fátima Nunes, acrescentou que é preciso se estruturar e se planejar ainda mais para avançar nas conquistas de direitos, sobretudo, em combate à atuação da extrema-direita. “A gente não pode cochilar, não pode vacilar, tem que sempre se mobilizar, se organizar e lutar para ter uma sociedade ampla, justa, soberana e decente para o nosso povo”.
A primeira prefeita eleita pelo partido na Bahia, a deputada Neusa Cadore, disse que essa luta do PT difere de muitos outros partidos por representar “uma diversidade muito vigorosa de movimentos sociais, de vários segmentos, das mulheres, da juventude que constitui os segmentos socialmente excluídos”.
A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, acrescentou que a legenda tem trabalhado muito para lançar candidaturas femininas competitivas nestas eleições. “Hoje, a gente está aqui dizendo que somos viáveis, competitivas e vamos eleger o maior número de mulheres nas câmaras e nas prefeituras. Saibam que não só a secretaria como a direção partidária está comprometida com isso”.
Leia também:
“Contente, mas muito precavido”, diz Jerônimo sobre avanço da sondagem da ponte Salvador-Itaparica
Programa Construir para Educar deve gerar mais de 13 mil empregos em Salvador, afirma Geraldo Júnior
Bahia terá investimento de R$ 2,8 bilhões em Educação
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional