“Lúcia é melhor para Conquista e não moeda de troca”, diz presidente de honra do MDB
Lúcio Vieira Lima afirma que partido, assim como PT, também tem tradição política em governar 3º maior colégio eleitoral na Bahia
O presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, afirmou, nesta sexta-feira (26), que não existe a possibilidade da retirada da pré-candidatura da vereadora Lúcia Rocha (MDB) para apoiar o deputado federal Waldenor Pereira (PT) à prefeitura de Vitória da Conquista. Em entrevista ao Portal M!, o ex-deputado federal negou a especulação de que a escolha do vice-governador Geraldo Jr (MDB) como pré-candidato da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a prefeito de Salvador teria sido fechada após acordo de apoiar o PT na disputa em Conquista.
“Temos uma candidata que é mais forte. E como nós queremos ganhar a eleição para o governador Jerônimo, para a base dele, é lógico que o que nós queremos é o apoio de Waldenor para a Lúcia. Nunca se falou em troca, porque não é o perfil nem do governador nem do nosso brincar com a população dos municípios: ‘eu vou apoiar fulano se apoiar sicrano’. Nós estamos apoiando Lúcia porque ela é melhor para Conquista e não porque ela é uma moeda de troca para ter o apoio de Geraldinho. Geraldinho foi uma candidatura do Conselho Político, hoje já deixou de ser uma candidatura do MDB para ser uma candidatura da base, uma candidatura de todos, uma candidatura do vice-governador”.
Segundo Lúcio, assim como PT, MDB também tem tradição política em governar o terceiro maior colégio eleitoral na Bahia. “Foi Pedral Sampaio, Raul Ferraz, Hélio Santos e depois nos últimos dois prefeitos foram do MDB, Hérzem acabou falecendo e a vice assumiu. Então, tradição nós temos, somos um partido da base do governador e o partido do vice. Lúcia tem oito mandatos de vereadora”, argumentou ao Portal M!, ressaltando ainda que a disputa na cidade poderá ser decidida no segundo turno.
Reconquistar a prefeitura de Conquista é uma das prioridades do PT. O partido comandou a prefeitura durante 16 anos, entre 1998 e 2016, com os petistas Guilherme Menezes (1998 – 2002 e 2008 – 2016) e Zé Raimundo (2002 – 2008). Caso o PT insista na candidatura de Waldenor, ele e Lúcia vão enfrentar a prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que vai concorrer à reeleição em outubro.
A união das duas principais forças políticas da base do governo Jerônimo se tornaria um “calcanhar de Aquiles” à atual prefeita. Waldenor foi o deputado federal mais votado no município e a emedebista, além de estar em seu oitavo mandato, foi a vereadora mais votada na última eleição. Já Sheila assumiu a prefeitura de Conquista em março de 2021, após a morte do prefeito Herzem Gusmão (MDB) por complicações do Covid-19. O emedebista derrotou o deputado estadual Zé Raimundo em 2016, colocando um fim à hegemonia do PT em Conquista.
Para se manter no comando, Sheila deve sair com o apoio de vários partidos, que, inclusive, tentam emplacar a vice na sua chapa. Entre os nomes estão o empresário João César Nogueira que deve se filiar ao PP e o médico Aloísio Alan pelo Republicanos. O vereador Ivan Cordeiro (PTB) planejava migrar para o PL pra tentar também sair a vice, mas o partido já anunciou a pré-candidatura do advogado e diretor da Rádio Clube de Conquista, Washington Rodrigues.
Leia também:
PT faz reunião em Conquista e cresce expectativa pelo apoio de Lúcia Rocha a Waldenor
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional