Hora da Criança fornece aulas gratuitas de música, dança, teatro e artes visuais há 80 anos
Instituição, fundada pelo professor Adroaldo Ribeiro Costa, pratica educação humanizada e crítica, visando formação de seres pensantes e de caráter
Movimento educativo cultural sem fins lucrativos, a Hora da Criança é voltado para a formação de crianças e adolescentes através da arte. A iniciativa do professor Adroaldo Ribeiro Costa, surgiu do seu sonho em proporcionar, para as crianças de Salvador, uma educação transformadora, fundamentada no desenvolvimento artístico. Com isso, há 80 anos, desde 25 de julho de 1943, o local segue atuando mesmo diante das dificuldades e oferece aulas gratuitas de música, dança, teatro e artes visuais. Não é preciso fazer seleção de talentos para fazer parte do projeto pois, para Adroaldo Ribeiro Costa, “toda criança é uma possibilidade”.
Uma destas possibilidades é a voluntária da casa, Marineide Costa. Ela, que chegou à organização com seis anos, como aluna, hoje está como professora de música. Grata pela educação que recebeu na instituição, a musicista explicou ao Portal M! que a sua formação musical, veio da Hora da Criança. Hoje ela frequenta o espaço, tanto para reencontrar velhos amigos e relembrar os tempos de menina, quanto para repassar aos mais novos tudo que aprendeu ali. Isso inclui cidadania e o sentimento de respeito ao próximo.
Já a educadora de Música Karina Reis, que também faz parte da instituição, acredita que a arte é um elemento essencial na formação de qualquer cidadão, seja qual for a área de trabalho que ele deseje atuar. “Ele [o cidadão] vai ser muito mais criativo, muito mais original e vai vier muito mais plenamente a sua vida depois de experienciar a arte. A música tem a sua parcela nesse meio todo. A gente tem vários depoimentos de familiares que nos contam o que acontece de melhoria na vida das crianças”, afirmou.
No entanto, apesar do víes artístico, o espaço não é uma escola de artistas, mas sim um espaço de desenvolvimento de saberes, interativo, lúdico, que compreende a arte como um instrumento de transformação social, de aperfeiçoamento de inteligências e de formação de criticidade.
Conhecendo cada um dos seus alunos, suas histórias e afinidades, a professora de artes visuais, Carmem Lúcia, falou ao Portal M! sobre a experiência de lecionar nesse ambiente educacional voltado para a formação humana.
“Aqui não forma o artista, mas a pessoa, o humano, com caráter e criticidade para tudo que está em nossa volta. Pode ser um médico, um engenheiro, um astronauta, o que for, mas a arte vai contribuir nessa formação que no futuro ele vai escolher. As pessoas precisam ter consciência disso e participar dessa construção. A Hora da Criança precisa de colaboração, de voluntários, de pessoas que possam vir contribuir com isso. Nós estamos formando crianças para o futuro”, explicou Carmem Lúcia.
Ajude a Hora da Criança a seguir com o seu propósito
O superintendente Executivo para Diálogo da ‘Hora da Criança’, Mateus Russo, reforçou que a organização precisa da ajuda da sociedade civil para o mantimento das suas atividades. Além de desenvolverem a ação ‘Hora da Ajuda’, para angariarem doações em dinheiro, no valor que for possível para o contribuinte, o profissional pede que, quem puder, auxilie também com o seu tempo.
Parte dos profissionais que hoje atuam na intuição precisarão se ausentar do ofício e, por isso, é preciso um reforço voluntário para a realização das atividades artísticas com os pequenos.
Conheça as redes sociais da Hora da Criança e entenda as suas atividades e demandas para contribuir como for possível:
Site: www.horadacriancabahia.com.br
Instagram: @hora_da_crianca
PIX: 13.547.468/0001-42
Conheça mais sobre as obras do Hora da Criança:
Leia também:
Hora da criança oferece educação gratuita com arte e criticidade para crianças e adolescentes: “Aqui não forma o artista, mas a pessoa”
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional