Felinos esbanjam simpatia em busca de um lar para chamar de seu; saiba como adotar
Conheça o @adote1gatoderua e a história de mãe e filho que cuidam dos pets até que encontrem novos tutores
Patrícia e Vitor Tranzillo, mãe e filho, são administradores por formação, contudo, seu afeto por animais em situação de vulnerabilidade, em especial pelos gatos, adicionou mais uma função aos afazeres da dupla: a de cuidadores. Há cerca de 12 anos, os dois iniciaram a missão de acolher e cuidar de gatos abandonados para, quando possível, redirecioná-los para lares em que seriam aceitos.
A colônia de felinos, no entanto, cresceu, e a dupla resolveu, há quatro anos atrás, criar uma conta no Instagram, @adote1gatoderua, para pedir por ajuda de custo para manter esses animais, bem como para facilitar o processo de adoção responsável.
“A gente tem um trabalho muito grande, principalmente psicológico, para salvar um animal. A gente passa a ter afeição, um carinho, um amor por aquele animal, então a gente nunca vai entregar ele para qualquer pessoa. A gente tem um processo seletivo, fazemos uma entrevista e temos um formulário de perguntas. Tem que ser um apartamento telado para a segurança, já que animal gosta de subir em janela, principalmente gato, que é muito curioso. A nossa adoção é realmente responsável. Não é qualquer pessoa que chega e pode adotar, ela precisa ser aprovada e passar nesse processo seletivo”, explicou o administrador Vitor Tranzillo.
Segundo os cuidadores, já são mais de 200 gatos resgatados por eles e direcionados à adoção responsável. Os bichinhos são alimentados duas vezes ao dia. Bem cuidados e enfeitados com laços e gravatas, eles posam para fotos e vão para o Instagram, onde Vitor e Patrícia buscam por um lar adequado para todos.
A partir do momento que algum possível adotante demonstra interesse em um animalzinho, os cuidadores se encontram com o tutor em potencial para avaliar se ele tem capacidade de cuidar do gato e se sua residência tem estrutura para isso. Passado o período de teste, o animal é encaminhado para a nova casa.
O trabalho de acolher esses animais e o custo demandam bastante de Patrícia e de Vitor. Por isso, eles pedem auxílio para que aqueles que não têm interesse em adotar, já que a despesa mensal com ração chega a R$ 700, em média. Os gastos podem atingir valores imprevisíveis, caso algum dos felinos apresente um problema de saúde e demande atendimento veterinário, medicamentos ou cirurgias.
Ser cuidador de animais não requer apenas capacidade estrutural e financeira, mas uma dedicação constante. O espírito de caridade e a preocupação com a vida desses pequenos seres, muitas vezes, se sobrepõem às demandas pessoais e acabam tendo um peso considerável na vida desses agentes sociais.
“Se eu estou dando comida, está ótimo para o gato, mas ele não depende só do alimento. Precisa do carinho, do amparo, estão expostos à chuva, sol escaldante, maus tratos, falta de um lugar para se acomodar. O gato ama dormir e na rua ele não dorme, ele tira cochilos. Tanto que quando as pessoas adotam um gato, a primeira coisa que ele faz quando se acostuma com o ambiente é dormir muito. A maioria do tempo ele passa dormindo”, afirmou a também administradora Patrícia.
Você também pode ajudar
Para contribuir com o projeto Adote 1 Gato de Rua, você pode entrar em contato com o Instagram da dupla de cuidadores e tratar pessoalmente com eles ou realizar uma doação direta, através do PIX oficial da colônia de gatos.
Instagram: Instagram.com/adote1gatoderua ou @adote1gatoderua
PIX.: ADOTE1GATODERUA@GMAIL.COM
Leia também:
Associação em São Caetano pede ajuda para continuar trabalho voluntário
Inspire-se e ajude a Hora da Criança, organização que fornece ensino artístico gratuito há 80 anos
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional