Moema diz que principais marcas deixadas por sua gestão em Lauro são a inclusão social e o desenvolvimento

A prefeita de Lauro de Freitas falou sobre investimentos na saúde e  trabalhos sociais 


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 16/12/2023 16:00 Podcast

Perto de finalizar a seu quarto mandato como prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), falou ao Podcast do Portal M! sobre as marcas que sua gestão vai deixar no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para a prefeita, houve avanços importantes na inclusão social, desenvolvimento e geração de emprego. 

“Eu diria que a nossa marca desde o início e, continua nessa gestão, é a inclusão social, desenvolvimento, geração de emprego com inclusão social. Agora, é claro que quando a gente fala de inclusão social, você abre um leque enorme. E eu poderia dizer que nós temos o maior programa de segurança alimentar, o mais completo do país, sem medo de errar. Nós hoje temos um programa de segurança alimentar que começou em 2008, a gente não parou e a gente continua trabalhando muito nessa questão da segurança alimentar. A gente tem restaurante popular, cozinha comunitária, banco de alimentos e por aí vai”, afirmou. 

Ainda no campo da inclusão social, Moema enfatizou o trabalho realizado na saúde do município. Segundo ela, Lauro passou a contar com o primeiro Hospital Escola, através de uma parceria entre o município e uma universidade privada.

“Você não tem isso em lugar nenhum do Brasil. Nós temos aqui na Bahia, o Hospital das Clínicas que é Estado e Governo Federal, mas é uma parceria que dá certo entre o ente público municipal e uma universidade privada. A gente transformou o que seria um espaço de aula, em um espaço de aula mais gabaritado ainda e com o atendimento da população. Eles tem 137 consultórios dentro da universidade, nós estamos trabalhando para fazer prevenção às escolas, às nossas jovens, prevenção dentária”. 

A gestora também ressaltou que através dessa parceria, é possível dividir as responsabilidades da universidade e do município, inclusive conseguindo economizar e garantindo atendimento à população. “E ainda temos os nossos formandos, nossos residentes estagiários, junto com os preceptores, os nossos médicos e os médicos da universidade para fazer aulas já práticas e isso é muito importante”. 

Trabalhos sociais

Moema também falou sobre os trabalhos sociais desenvolvidos pela gestão em Lauro de Freitas, e enfatizou que eles não passam apenas pela concessão de benefícios federais, estaduais e/ou municipais.

“Constituímos o CRAI, Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes, que vai atender a quem vem de fora. Nós já atendemos a quem é de dentro, quem nasceu, quem veio, quem mora aqui, mas essas pessoas, são 200 venezuelanos. Vamos imaginar um cenário que a prefeitura não apoiasse, eles estariam fazendo o que na cidade? Aumentando a vulnerabilidade, a insegurança e até a questão das doenças. Então, nós preferimos ter o CRAI, que tem sido referência, ganhamos prêmio na Colômbia”. 

Conforme a gestora, o Centro possibilita um acompanhamento completo, através de escola, creche, para crianças, adultos e idosos. “Nós também ofertamos empregos e temos uma atenção muito interessante, pra que eles não fiquem à margem da sociedade”.

Outro ponto destacado pela petista, é o de que sua gestão entendeu que a inclusão social passa também por “qualidade de vida”. “E aí, nós estamos trabalhando a sustentabilidade. Eu poderia dizer que essa tem sido uma marca da gestão. Nós somos um dos municípios com menor emissão de CO2 para a atmosfera. Isso significa dizer que a gente tem um município arborizado, que cuida da gestão ambiental e temos um município que também tem se preocupado com a questão do transporte”. 

Na questão do transporte, Moema enfatizou que a cidade já conta com oito ônibus elétricos, e revelou que através do PAC, haverá a tentativa de aquisição de mais 30. “Com isso, a gente diminui mais ainda a emissão de CO2 para a atmosfera”. 

 

Confira o podcast na íntegra: 

Muita Informação · MI – MOEMA GRAMACHO

Leia também:

Moema dispara contra a oposição em Lauro: “somos muito mais fortes em termos de número e qualidade”

Moema define critérios para escolha de sucessor e diz que primeiro deles é o “compromisso com o povo de Lauro de Freitas”

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional