Espetáculo ‘Timide’ celebra 80 anos da Hora da Criança com apresentações neste fim de semana

Peça será encenada de sexta (15) a domingo (17) e terá participação de 200 crianças em cena.


Vixe d-flex me-2
redacao 13/12/2023 17:29 Cultura

Fazer refletir, discutir e alertar sobre a mortalidade infantil. Esse é a proposta de Timide, espetáculo teatral que celebra os 80 anos da organização social Hora da Criança e será encenado nesta próxima sexta (15), às 19h; e no sábado (16) e domingo (17), às 17h, no teatro que leva o mesmo nome da instituição, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O ingresso custa R$ 40 (preço único) e poderá ser adquirido de forma presencial até quinta (14), das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

A peça, que é uma remontagem de autoria de Adroaldo Ribeiro Costa, foi escrita em 1957 e aborda os altos índices de mortalidade infantil na década de 1950. Quase 70 anos depois, o espetáculo, que marca o encerramento das comemorações dos 80 anos, traz de volta o assunto em um outro cenário e contará com apresentações até julho de 2024.

No palco, 200 crianças estarão em cena compartilhando suas vivências e experiências ao longo desse ano de 2023, de forma lúdica. A presidente da Hora da Criança, Josélia Almeida, refletiu sobre a necessidade de discussão do tema que, mesmo após 66 anos da peça, o assunto permanece atual. “A importância de discutir os cuidados com criança é perene e _Timide_fala disso: dos cuidados com os pequenos cidadãos, sobretudo no que diz respeito à sua saúde”, pontuou.

O enredo narra a história de um menino, Timide, morador de Vila Vida, que é acometido por uma grave doença, consequência de uma disputa entre a Fada Doença e a Fada Saúde, rainha de Vila Vida. No desenrolar da trama, as crianças da vila se reúnem para vencer a enfermidade e garantir os seus direitos. Assim, a fantasia serve como metáfora para discussão dos cuidados com a saúde fisiológica das crianças, o olhar preconceituoso e autoritário do adulto para a criança, e a importância de políticas que assegurem os direitos dos pequenos cidadãos.

O diretor do espetáculo, Guilherme Hunder, que também foi assistido pela instituição quando criança, retorna à casa na condução artística deste processo. Para ele, a encenação de 2023, interage com a perspectiva da criança na atualidade, trazendo para a cena brincadeiras populares de ontem e de hoje, com uma percepção plural de infância. “Sob a perspectiva de acender seu protagonismo, a partir de provocações das crianças que foram conduzidos os caminhos visuais do espetáculo. Embora tenha uma estética contornada pelos anos 50, os cenários e figurinos foram pensados a partir do processo criativo com desenhos e contribuições das crianças”, acentuou.

A remontagem da peça conta com a regência da professora e maestrina Marineide Maciel Costa, responsável pela preparação musical do espetáculo, que possui canções autorais de Adroaldo Ribeiro Costa e de Agenor Gomes, além de arranjos criados por canções populares. Toda parte musical é realizada “ao vivo” por uma orquestra de câmara, que acompanha as crianças. Integram ainda a equipe, Karina Reis e Ingrid Steinhagen, que cuidam da preparação musical do elenco; as coreógrafas Cláudia Pinho e Tariana Costa; a professora de teatro, Fau Mascarenhas; os figurinistas Carmen Guanabara e Guilherme Hunder; Amilton Santana na criação de cenário, e na direção de produção, Mateus Russo.

Serviço

O quê: Espetáculo Timide
Quando: sexta (15), às 19h; e sábado (16) e domingo (17), às 17h
Onde: Hora da Criança, na Avenida Juracy Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador
Quanto: O ingresso custa R$ 40 e poderá ser adquirido de forma presencial, na Hora da Criança, até quinta-feira (14), das 8h às 11h e das 13h30 às 17h

 

Leia também:

Vila Laura recebe Musical de Natal no próximo domingo 

Como Tetê Espíndola chegou ao 1º lugar do ranking viral de streaming com música de 1985? 

Projeto Irmandade Negra acontece no Pelourinho  

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional