Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa é lançada em Brasília

Deputada federal Lídice da Mata preside o colegiado


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 12/12/2023 22:20 Política

A Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa foi lançada nesta terça-feira (12), no auditório do Interlegis, em Brasília. O colegiado é presidido pela deputada federal baiana Lídice da Mata (PSB-BA).

A solenidade contou com a presença de autoridades como os ministros Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil) e Margareth Menezes (Cultura), e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Especialista no tema, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, foi um dos conferencistas do evento, assim como a pesquisadora Ana Cláudia Fonseca. 

Em seu discurso, Lídice destacou a relação entre a Bahia e a economia criativa e ressaltou o Carnaval de Salvador.

“O Carnaval da Bahia é um grande exemplo do entrelaçamento de cultura, tecnologia e talento criativo, que transformam em negócios.  No centro disso, há uma criação tecnológica hoje com um alto grau de sofisticação: o trio elétrico, que, por sua vez, de alguma forma, gerou um tipo de criação musical: o movimento da axé music, que incorpora o e-comerce com a venda de abadás e camarotes, além dos sites e aplicativos de viagem que dinamizaram o turismo da Bahia e do Brasil no Carnaval e fora dele. O Carnaval é um exemplo de como um fenômeno cultural é dinamizado pela tecnologia” avalia.

Autora do projeto que institui a Política Nacional de Desenvolvimento da Economia Criativa (PNDEC), Lídice explica que há quase 30 anos já acreditava que a revolução tecnológica devia estar a serviço da redução das desigualdades sociais.

“O setor é baseado na abundância e não na escassez de recursos, pois seu insumo principal é a criatividade e o conhecimento humano associados a inteligência artificial. Além disso, a natureza colaborativa dessa economia favorece a ação entre indivíduos, comunidades, instituições, coletivos, empresas, governos e redes”, afirmou Lídice.

Para ministra da Cultura, Margareth Menezes, a economia criativa potencializa o poder de geração de emprego e renda que existe no setor cultural. 

“Criamos um novo decreto de fomento, uma instrução normativa nova e estamos defendendo um marco regulatório para a cultura mais aderente ao fazer cultural. Em junho de 2023, o Brasil foi convidado de honra da sétima edição do MICA, Mercado das Indústrias Culturais Argentina, para onde levamos 90 empreendedores e empreendedoras criativos do Brasil. Em novembro, realizamos a terceira edição do MIC-Bar, Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, na cidade de Belém, para onde levamos profissionais de todas as regiões do país de 15 setores. O MIC-BR se tornou um mega evento de negócios de cultura”, descreveu Margareth.

Para a ministra, ações como essas materializam o esforço do governo para destravar o potencial econômico da cultura “firmado em nossa diversidade cultural e na valorização do que é mais importante: a criatividade das pessoas”.

“A economia criativa é um dos poucos setores criativos e econômicos em que podemos perceber uma presença significativa de grupos que, historicamente, são marginalizados. Mulheres, populações indígenas, pessoas periféricas”, copletou Margareth.

Lídice da Mata defende que é grande a necessidade de qualificação da percepção e da compreensão dos agentes – artistas, empreendedores, profissionais e instituições – quanto às dimensões da economia criativa e às dinâmicas de seus sistemas produtivos, redes setoriais e intersetoriais, para que se fortaleça uma cultura de colaboração, participação e desenvolvimento.

Leia também:

Robinson reitera candidatura e confirma última reunião do ano do PT

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional