“Calendário 2024” ganha lançamento em novo espaço cultural e celebra a fotografia feminina
Noite de lançamento aconteceu no mais novo espaço cultural da cidade, Pivô Salvador
Lançado pela primeira vez, há 34 anos atrás, no ano de 1990, com o mesmo time de profissionais, revivendo a arte através das imagens, o Calendário 2024 lançou a nova edição na noite desta segunda-feira (11), no novo espaço cultural Pivô Salvador, na antiga casa do pintor Presciliano Silva, localizada no Campo da Pólvora.
A casa que já foi cenário de muitas cenas culturais nos anos 30 com seus saraus lítero-musicais; berço da tropicália nos anos 60, foi agora escolhida para sediar a filial do Pivô, instituição cultural que existe há 10 anos, em franca efervescência, no mezzanino do icônico Edifício Copan, no centro de São Paulo.
A Proposta do Pivô Salvador é que a Casa siga como plataforma de pesquisa e de intercâmbio de arte e cultura nacional e internacional. Produzido e conduzido, mais uma vez, pela dupla de amigas Lucy Lins e Mônica Simões, o projeto tem design de Dinha Ferreiro e a parceria da Bigraf, responsável também pela impressão do Calendário 1990.
Com uma tiragem de 500 exemplares, o Calendário 2024 tem como um dos objetivos, atualizar as imagens e narrativas das 12 fotógrafas, com fotos em P&B, estampando os 12 meses do novo ano com registros e temas variados, seguindo uma linha autoral, em tempos distintos, de ontem e hoje.
Uma das imagens da fotógrafa, documentarista e roteirista, Mônica Simões, intitulada de ‘Talismã’, é muito valiosa para a profissional.
“Esta fotografia tem um significado muito grande para mim. Primeiro o prazer deste encontro, ao acaso, flanando pelas ruas de Havana e depois porque se tornou meu símbolo da sorte nesta viagem tão cheia de significados e transformações na minha vida”, destaca Simões.
Já Lucy Lins, fotógrafa e psicóloga, através da obra ‘Plena’, revelou que sua captura traz a plenitude da presença, eternizando o momento de intimidade, espontaneidade e abertura.
“Sigo 2024 com a inspiração de receber e transver o mundo com esse olhar”, diz. “O foco do meu olhar sempre foi o bioma Caatinga. Na edição de 1993 escolhi a fotografia de uma cozinha rural. Nesta segunda edição, que novamente agradeço às produtoras Lucy Lins e Mônica Simões pelo convite, apresento uma imagem construída a partir de grandes perdas.”
Estas são as palavras de Iêda Oliveira que continua morando e fotografando na Chapada Diamantina. Com o foco também na geografia das cidades temos o trabalho da fotógrafa Edivalma Santana: “Desde quando Mônica Simões me fez o convite propondo nova edição do Calendário, fui tomada de um enorme prazer. Disponibilizei o que no meu trabalho autoral, expressa o meu amor pela cidade de Salvador.”
Com bagagem fotográfica desde a década de 1970, Isabel Gouvêa batizou sua imagem ‘Devir’, uma coreografia, como homenagem redobrada ao Balé do Teatro Castro Alves, o qual fotografou por três décadas.
“Na imagem, bailarinos na coreografia Devir traz um conceito filosófico associado à ideia do movimento permanente pelo qual as coisas e as pessoas passam de um estado para outro, transformando-se. O Devir é a lança que é lançada para outro lugar esperando que alguém a encontre e a arremessa novamente, como o voo dos bailarinos”, finaliza a fotógrafa.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional