Telemedicina contribui para aliviar sobrecarga no sistema de saúde
Na Bahia, taxa de resolução já é de até 80% para casos mais corriqueiros
Uma das principais medidas adotadas no mundo para aliviar a sobrecarga nos sistemas locais de saúde, o uso de recursos tecnológicos vem demonstrando bons resultados, aqui na Bahia, com relação aos casos mais leves da Covid-19, que não necessitam de internação e deslocamentos presenciais, segundo orientações de órgãos de saúde.
No estado, clínicas especializadas já mostram uma taxa de resolução com a utilização da telemedicina de até 80% para casos mais corriqueiros. Uma das que se utiliza do sistema é Angioclam, localizada em Lauro de Freitas.
A clínica atua na prevenção e cuidado de doenças que acometem os vasos sanguíneos (artérias e veias) e os vasos linfáticos, estimulando pacientes através de plataformas digitais a terem hábitos saudáveis e apostando no diagnóstico precoce para controlar fatores de riscos e evitar intervenções invasivas.
Segundo a diretora-executiva da instituição médica, Fernanda Ferrari, empresas especializadas no mundo inteiro investem pesadamente no uso de plataformas digitais inteligentes, como sendo uma maneira eficaz de garantir o distanciamento social sem deixar de atender as pessoas.
“Todos precisamos ajudar a diminuir a sobrecarga do sistema de saúde, pois, somos parte dele também. É preciso assegurar a segurança das pessoas e, apesar do alto investimento, é nosso dever contribuir com o SUS. Vale ressaltar, contudo, que a tecnologia é inócua sem um corpo de especialistas na área de saúde prontos para avaliarem situações particulares de cada paciente”, enfatizou.
Telemedicina
Recentemente liberada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), enquanto persistir o combate a Covid-19, o uso do suporte médico a distância pela internet espera desafogar o sistema público de saúde. A ideia é que o mecanismo sirva para reduzir a demanda por consultas presenciais.
Os pacientes que não estão internados podem manter o tratamento por meio do serviço à distância, evitando o deslocamento até a clínica. A tecnologia possibilita realizar consultas não presenciais, sendo indicada para qualquer pessoa que esteja enfrentando algum tipo de desconforto em sair de casa.
Em Portaria publicada em 23 de março, pelo Ministério da Saúde, o sistema possibilita que as operadoras do setor amplifiquem os serviços, até então destinados, em sua maioria, para atender doentes crônicos ou usuários cadastrados em seus programas de atenção primária.
A Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que representa as maiores empresas do setor, ressalta que a telemedicina “evita exposição de pacientes a riscos de contaminação e, ao mesmo tempo, permite que mais recursos médicos e clínicos sejam reservados para o atendimento de quem está acometido pela Covid-19, por exemplo.”
Para o diretor médico da Angioclam, Sérgio Possidio, se não existisse o sistema suplementar, a maior parte do atendimento na rede privada – que ocorre via planos de saúde – seria direcionado para o sistema único (SUS), que possivelmente não teria estrutura para suportar 25% das pessoas atendidas pela saúde suplementar.
Segundo ele, a recomendação é buscar informação com a operadora do seu plano de saúde sobre quais prestadores de serviços estão credenciados para realizar esse tipo de atendimento.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional