Câncer colorretal tem incidência cada vez maior entre pessoas jovens
O Podcast do Portal M! recebeu a médica gastroenterologista Marilia Cristina Muricy para entender o fenômeno
O câncer colorretal (ou de intestino) voltou a ganhar os holofotes após as cantoras Simony e Preta Gil anunciarem que receberam o diagnóstico da doença. Para além do fato de serem figuras públicas, chamou atenção a idade delas – 46 e 48, respectivamente -, considerada precoce para o desenvolvimento deste tipo de câncer. Mas as estatísticas apontam uma mudança neste cenário – além de haver maior número de casos por ano, há também aumento da incidência da doença entre a população na faixa etária inferior a 50 anos.
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o biênio 2023-2025, quase 46 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados por ano no Brasil – uma alta de mais 10% em relação à estimativa de 2020-2022. Há cinco anos, o país registrava 25 mil casos novos ao ano de câncer colorretal.
Ainda segundo o Inca, 70% dos registros da doença no biênio ficarão concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Destes, 23.660 devem ser diagnosticados em mulheres, e 21.970 em homens.
Para esclarecer o assunto, o Podcast do Portal M! recebeu a médica gastroenterologista Marilia Cristina Ota Nagamine Muricy, que atende no Itaigara Memorial. Ela é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e fez residência em Cirurgia e em Endoscopia Digestiva. De acordo com a especialista, o câncer colorretal realmente tem sido cada vez mais diagnosticado em pessoas com menos de 50 anos.
“Essa maior incidência já tem sido percebida em estudos realizados desde a década de 1990. Nos Estados Unidos, existem alguns órgãos de vigilância que perceberam que, entre 1995 e 2016, já houve um aumento desse tipo de câncer principalmente em mulheres com menos de 50 anos, numa faixa constante de 2% ao ano. Isso tem sido identificado não somente nos Estados Unidos, mas em toda a Europa, no Brasil, no Japão, dentre outros”, explicou.
De acordo com estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e publicado em 2022 na revista científica Nature Reviews Clinical Oncology, o câncer colorretal é cada vez mais comum entre adultos com menos de 50 anos.
Além deste, outros 13 tipos de tumores estão em ascensão nessa faixa etária. Segundo a pesquisa desenvolvida em Harvard, que revisou estudos diagnósticos de câncer em 44 países, oito dos 14 cânceres cuja incidência está aumentando entre os adultos com menos de 50 anos são do aparelho digestivo: colorretal (intestino), esôfago, ducto-biliar, vesícula biliar, cabeça e pescoço, fígado, pâncreas e estômago.
“Esse aumento é multifatorial. Existem alguns fatores de risco para o aumento de incidência do câncer de intestino, como o aumento do sedentarismo, da obesidade, o tabagismo prolongado, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o consumo exagerado de produtos ultraprocessados. Esses fatores têm estado cada vez mais presentes no cotidiano de toda a população, independente da idade”, alerta a gastroenterologista.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional