Congressistas americanos pedem extradição de Bolsonaro dos EUA
Os políticos são contrários à permanência do ex-presidente no país após os atos terroristas em Brasília
Após os atos terroristas de bolsonaristas, neste domingo (8), em Brasília, cinco congressistas americanos passaram a defender a extradição de Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos. O ex-presidente está nos EUA desde o último dia 31 de dezembro, antes de deixar o governo e passar oficialmente a faixa presidencial à Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do G1.
Na extradição, uma pessoa que está sendo investigada, processada ou condenada é entregue ao seu país após um pedido formal. Esse pedido pode ser feito pelo Ministério Público brasileiro, instaurando um processo de análise junto ao Poder Executivo e às autoridades estrangeiras
Após os atos terroristas realizados no Distrito Federal (DF), Jair Bolsonaro chegou a afirmar, através da sua conta no Twitter, que invasões e depredações são diferentes de manifestações pacíficas e “fogem à regra”.
O deputado democrata do Texas Joaqui Castro foi um dos que defenderam a extradição de Bolsonaro de terras norte-americanas. Segundo ele, terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”. “Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes”, declarou.
Já a deputada democrata de Nova York Alexandria Ocasio-Cortez pontuou que “os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”. “Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula”, afirmou.
Outra congressista americana que defendeu a extradição do ex-presidente brasileiro foi a deputada democrata pela Flórida Anna Eskamani, que questionou ao governador do estado a razão pela qual ele está oferecendo refúgio à Bolsonaro. “Ron de Santis, por que você está dando refúgio para Jair Bolsonaro na Flórida? É porque você apoia os regimes fascistas de extrema direita que invadem capitólios?”, perguntou.
O deputado democrata pela Califórnia Mark Takano também se pronunciou, afirmando que não só os EUA, mas todas as pessoas e nações democráticas devem apoiar os resultados da eleição brasileira. “A violência antidemocrática no Brasil hoje é um lembrete preocupante dos perigosos movimentos fascistas que crescem em todo o mundo. Jair Bolsonaro não deveria ter permissão para se refugiar nos EUA”, disse.
Por fim, a deputada de Minnesota Ilhan Omar também foi uma das que se manifestou contra a permanência de Bolsonaro nos EUA. Ela prestou solidariedade a Lula e aos brasileiros e chamou a atenção das nações democratas do planeta. “As democracias de todo o mundo devem permanecer unidas para condenar este ataque à democracia. Bolsonaro não deveria se refugiar na Flórida”, declarou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional