“O governo Bolsonaro sabotou a agenda de Direitos Humanos”, diz Felipe Freitas
Sabotagem resultou no bloqueio de recursos importantes para a Bahia
O ativista Felipe Freitas, que assume a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) do governo Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (10), avaliou que as ações do governo Bolsonaro dos últimos anos prejudicou atuação da pasta na Bahia, com a gestão do ex-gestor da pasta, Carlos Martins.
“A gente tem um trabalho muito qualificado feito pelo secretário Carlos Martins, que me antecedeu, voltado ao fortalecimento das ações de proteção às pessoas vítimas de violência no estado, relacionadas à formação no campo dos Direitos Humanos, e isso tem sido muito importante”, disse.
“No entanto, a ação do governo Bolsonaro nos últimos anos prejudicou muito esse trabalho. Porque o secretário Carlos Martins, ao longo da sua gestão, não pode contar com qualquer tipo de amparo federal”, completou Freitas, durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na edição do jornal A Tarde desta segunda-feira (9).
Segundo Felipe, a gestão do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, sabotou ao longo dos últimos quatro anos as relações entre as esferas estadual e federal, resultando no bloqueio de recursos considerados importantes para a Bahia.
“Uma parte importante dos recursos dessa pasta são oriundos dos termos de parceria e das cooperações com o governo federal que foram todas bloqueadas pelo governo nos últimos 4 anos”, disse. “Agora, o nosso horizonte é outro. É um horizonte de parceria com o governo federal e um horizonte de fortalecimento, portanto, da importância do debate público sobre Direitos Humanos”, completou Freitas.
Antes, no governo de Rui Costa, a pasta estadual era chamada de Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Agora, com a nova gestão do Estado com Jerônimo, a secretaria foi partilhada em duas novas. Segundo Freitas, a manobra visa uma melhor conexão com o atual presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva e o fortalecimento das duas agendas de Desenvolvimento Social, quanto a de Justiça e Direitos Humanos.
“O principal desafio que a gente enfrenta, sem sombra de dúvida, passa pelo enfrentamento do que nós chamamos de violência institucional. É preciso que a gente produza dentro do estado uma ação que enfrente a violência que as instituições públicas e privadas praticam contra determinados grupos de pessoas, sobretudo, aquelas que são historicamente excluídas: negras e negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, povos indígenas, enfim”, explicou o secretário e ativista de Direitos Humanos.
“O enfrentamento a essa dimensão da violência institucional, da falta de acesso a proteção por parte das instâncias públicas, é o maior desafio que nós temos hoje em todo o país e também na Bahia”, completou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional