Vixe! Jerônimo surpreende pela capacidade de articulação, deixa base satisfeita com divisão de espaços e promete imprimir própria marca. Todos de olho no 2º escalão 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores

 


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 04/01/2023 09:18 Vixe

Base satisfeita com a divisão dos espaços

O anúncio do secretariado feito pelo governador Jerônimo Rodrigues parece ter agradado os integrantes da sua base na Bahia. A lógica do governador foi preservar os espaços dos partidos aliados, fazendo ajustes e modificações nos comandos das pastas. Tirando uma ou outra insatisfação pontual, o sentimento entre os governistas é de aprovação da divisão de espaços feita pelo novo governador.

A arte de negociar 

Alguns veteranos do grupo chegaram a dizer que Jerônimo aprendeu “rápido demais” a arte de negociar. “Nem vazar as informações com as indicações aconteceu, o que mostra a forma habilidosa que o governador conduziu o processo, diminuindo possíveis pressões sobre ele mesmo”, pontuou um aliado. Outro aspecto apontado como positivo foi a negociação direta com os partidos, que sugeriram quadros para a escolha do governador, que encaixou as definições na estratégia das siglas de acomodar deputados e suplentes para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. 

 

Jerônimo

Pé na estrada e obras inauguradas 

Passada a fase de organização do novo governo, Jerônimo Rodrigues vai começar a fazer viagens para o interior já nos próximos dias. O objetivo é inaugurar obras que foram iniciadas na gestão Rui Costa. A expectativa, inclusive, é que esse movimento impacte positivamente na imagem do governador, que irá colher os frutos plantados por seu antecessor. Ontem, durante posse coletiva do secretariado, Jerônimo informou que sua agenda de trabalho dessa semana seria divulgada logo após a reunião de planejamento que fará com os novos auxiliares empossados ontem.

 

Jerônimo e Rui

Segundo e terceiro escalões na pauta 

A expectativa é que eventuais insatisfações sejam minimizadas com a definição dos dirigentes de cargos de segundo escalão, empresas públicas e autarquias. É esperado, inclusive, que Jerônimo anuncie ainda essa semana os nomes dos titulares de órgãos estratégicos para a máquina pública, como a Conder, Inema, CAR, Agerba e Embasa, alvo de desavenças dos caciques petistas, leia-se Jaques Wagner e Rui Costa, fato que deve ser equacionado nos próximos dias.

Posse dos secretários

Novo governo, com marcas e projetos 

Uma coisa que volta e meia é lembrada pelo novo chefe do Executivo Estadual é que o governo é de continuidade, “mas é um novo governo, que trará seus projetos e suas marcas”. Ontem mesmo, Jerônimo falou sobre a reforma administrativa aprovada pela Assembléia Legislativa, que tinha o objetivo de corrigir possíveis distorções na máquina pública e que precisavam ser feitas para otimizar o processo de gestão e a busca por melhores resultados. 


Nova marca do governo

Reunião com Lula lá e cá 

O governador Jerônimo Rodrigues aproveitou ontem a posse do secretariado para informar que participará, ainda este mês, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os demais governadores do país. De acordo com ele, essa foi uma agenda solicitada pelo próprio presidente para que os gestores estaduais possam apontar as respectivas prioridades para seus governos. 

 

Lula e Jerônimo

 

Nordestinos querem cobrar a fatura 

Jerônimo Rodrigues disse ainda que deverá ser realizado um grande encontro entre os governadores do Nordeste, que alimentam o desejo de serem beneficiados pelo governo federal, sobretudo diante da votação expressiva que seus estados deram no enfrentamento entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Desafio de equilibrar a base 

Vencida a etapa de montagem do governo na Bahia, deputados ouvidos pela coluna dizem que o desafio agora do governador Jerônimo Rodrigues será buscar o equilíbrio na sua base aliada. Explico: evitar que partidos, como o PT ou o PSD, se comportem com tanta voracidade e asfixiem os demais aliados, querendo ser os únicos destinos possíveis para os prefeitos e lideranças desiludidos com o PP, por exemplo, do deputado federal João Leão. O governador sabe que ele não pode deixar de cuidar do aspecto político, até mesmo para que não contamine as relações e não seja condicionado o fortalecimento da base em apenas um ou dois partidos. 

João Leão

 

Gestão compartilhada 

O governador Jerônimo Rodrigues tratou de minimizar ontem a ausência  do seu vice, Geraldo Júnior, como integrante do secretariado. Durante a posse dos integrantes do seu primeiro escalão, em Salvador, o governador anunciou que serão montadas “juntas ou comitês” das pastas estaduais com áreas afins. Esse modelo será coordenado pelo vice-governador Geraldo Júnior. Em coletiva, Jerônimo afirmou que Geraldo será atuante e que fará uma gestão compartilhada com ele.

Jerônimo e Geraldo

Governo de igualdade 

Na mesma cerimônia, o vice-governador Geraldo Júnior tratou de dizer que a inclusão social, o respeito à democracia e o diálogo com a imprensa serão colocados como prioridade pelo governo estadual. Geraldo aproveitou para afirmar ainda que a palavra de ordem do governo será “igualdade”.

Geraldo Júnior

 

Lima e Silva no Planalto 

O procurador do Ministério Público da Bahia, Wellington César Lima e Silva, foi indicado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para exercer o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) do Palácio do Planalto. À frente do órgão desde a última segunda, ele vai trabalhar diretamente com a Presidência da República e é responsável pelo Diário Oficial da União, fazendo a intermediação jurídica do que vai para a mesa do comandante da nação.

Wellington César Lima

Ministro relâmpago 

Lembrando que Wellington já ficou menos de um mês à frente do Ministério da Justiça, no governo da então presidente Dilma Rousseff, em março de 2016, mas depois voltou ao Ministério Público baiano, onde exercia a função de Procurador de Justiça.

Escolha dos cargos federais na Bahia

Passada a posse do secretariado de Jerônimo na Bahia e a nomeação dos ministros feita pelo presidente Lula, todas as atenções se voltam agora para a definição dos cargos federais no estado. Diferente do que aconteceu nos quatro anos do governo Bolsonaro, a escolha de quem comandará os órgãos federais promete ser das mais acirradas. Codeba, Codevasf, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Conab, DNOCS, Ibama e Iphan são alguns dos espaços cobiçados pelos aliados do PT baiano. Por mais que o assunto não seja pauta prioritária ainda, nos bastidores a movimentação já começou antes mesmo da posse, no dia 1º de janeiro.

Lula

Paquera interrompida 

Informações chegadas à coluna Vixe! deram conta nos últimos dias que o ex-ministro da Cidadania, João Roma, teria iniciado um processo de reaproximação política com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, seu ex-aliado, com vistas à eleição de 2024. Segundo pessoas próximas ao ex-ministro do PL, o entendimento, que vinha sendo costurado nos bastidores, parece ter esfriado. Tanto que o próprio Roma tratou de falar na última semana, durante entrevista à uma radio de Feira de Santana, que poderá lançar candidatura à prefeitura da capital baiana em 2024. 

João Roma

Melhores alternativas para o futuro

Mas uma nova disputa política não está na pauta prioritária de Roma agora. De acordo com ele, o ano de 2023 será dedicado à estruturação do PL na Bahia. “Essa possibilidade de ser candidato a prefeito de Salvador não pode ser descartada, mas hoje nos cabe pensar a Bahia como um todo, tanto para as eleições municipais quanto para as eleições gerais daqui a quatro anos. Naturalmente precisamos encontrar quais as melhores alternativas para o futuro do estado”, enfatizou o ex-candidato ao governo. 

Fora do governo Lula 

Informações chegadas à coluna Vixe deram conta nos últimos dias que o senador Jaques Wagner teria ligado para o deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, para falar sobre o possível apoio do partido ao governo Lula na Câmara. Azi chegou a ser indicado pelo partido, mas declinou do convite feito na última quarta-feira para assumir o Ministério das Comunicações. A pasta será comandada pelo deputado Juscelino Silva. “Mesmo honrado pelas sondagens que recebi, decidi que, neste momento, serei mais útil ao Brasil e à Bahia cumprindo meu mandato na Câmara dos Deputados”, publicou Azi nas redes sociais.

Paulo Azi

Tags


secao

Mais Lidas

Nenhuma postagem encontrada.

Vixe

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional