Coronavírus: Sindimed-BA requisita aos gestores públicos adequadas condições de trabalho para os médicos

Segundo Dra. Ana Rita, uma das preocupações do Sindimed é em relação aos profissionais que fazem parte dos grupos de risco


Vixe d-flex me-2
redacao 23/03/2020 12:52 Cidades

Diante da pandemia do Covid-2019, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia está desenvolvendo ações de prevenção à disseminação e infecção do coronavírus. Para assegurar aos médicos as adequadas condições de trabalho para o momento, o Sindimed tem encaminhado ofícios a governantes e secretarias de diversos municípios e do Estado da Bahia. Segundo o Sindicato, os pleitos foram apresentados também em reuniões que a entidade participou, nesta semana, com diversas autoridades,  inclusive com  representantes da  Secretaria da Saúde do Estado.   

Assim, segundo a presidente do Sindicato, Dra. Ana Rita de Luna Freire Peixoto, o Sindimed também está solicitando ao Governo da Bahia e Prefeitura que sejam tomadas medidas como: assegurados equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, para os que lidam com a população diretamente, pois, segundo ela, há notícia da falta de EPIs para os profissionais nas unidades; respeito aos médicos idosos com comorbidades e seleção por Reda, com critérios balizadores, assegurando qualidade técnica. 

A dirigente pontua que o Sindimed está requerendo também que os médicos concursados que foram aprovados e não foram chamados sejam efetivados imediatamente, dada a crise pela pandemia. 

“Queremos também a exclusão de cláusulas abusivas dos novos contratos de médicos que atuam como pessoa jurídica.  Atualmente, por exemplo, há itens que permitem atrasos no pagamento, de 60 a 90 dias, sem que isso seja considerado atraso”, afirma Dra. Ana Rita. Entre os pleitos, ela cita também seguro de vida, remuneração diferenciada, seguro por afastamento por doença comprovada,  entre outras demandas. 

 

Grupo de risco 

Segundo Dra. Ana Rita, uma das preocupações do Sindimed é em relação aos profissionais que fazem parte dos grupos de risco, por idade e/ou comorbidade.  “Emitimos um ofício específico requerendo que os médicos que integram estes grupos  sejam realocados e passem a executar suas atividades de um outro modo, em que seja reduzida a exposição. Essa medida preventiva inclusive já está garantida aos demais servidores “, afirma. 

O Sindicato está discutindo com gestores Municipais e do Estado para  garantir aos grupos de risco da categoria médica o que for necessário para afastamento dos riscos inerentes no trabalho.  “Os médicos também são infectados e ficam doentes. Temos que trabalhar na prevenção, porque inclusive temos consciência  da importância da atuação de todos os profissionais de saúde nesse momento tão grave de pandemia do covid-19 “, diz a presidente.  

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional