Maioria dos portadores do vírus Epstein-Barr fica assintomática e não desenvolve doença maligna, diz infectologista

Nanci Silva é a convidada deste episódio do Podcast do Portal M!


Vixe d-flex me-2
redacao 11/12/2022 16:00 Podcast

No último dia 3 de dezembro, a cantora Anitta anunciou que foi diagnosticada com o vírus Epstein-Barr (ou EBV). Extremamente comum, este vírus está associado a uma série de enfermidades, como a mononucleose, também conhecida como ‘doença do beijo’.

Após a repercussão do caso da artista, o EBV ganhou visibilidade, principalmente em decorrência da sua associação a doenças graves, como esclerose múltipla e alguns tipos de linfomas, que são cânceres ligados ao sistema linfático. Para falar sobre o vírus e desmistificar seus efeitos, o podcast do Portal M! conversou com a infectologista do Hospital Aliança, Nanci Silva.

Segundo a especialista, grande parte da população mundial – cerca de 90% a 95% – mantém contato com o vírus que, uma vez adquirido, nunca sai do organismo da pessoa. Contudo, a médica ressalta que, na maioria dos casos, ele é assintomático e a sua associação a doenças mais graves, como esclerose múltipla ou câncer, vai depender de diversos outros fatores ambientais ou genéticos.

Em relação à mononucleose, a infectologista afirmou que é mais comum em jovens de 15 a 25 anos e apresenta sintomas como febre, dor de garganta e amidalite.

As crianças menores de 5 anos, quando infectadas pelo EBV, apresentam quadros atípicos, como otite média e dor abdominal, sendo na maioria das vezes diagnosticadas com uma virose, mas sem o diagnóstico específico do vírus Epstein-Barr.

“Quanto menor o nível de higiene, mais contato essas crianças vão ter com o vírus. Menos de 10% das crianças desenvolvem sintomas ocasionados pelo vírus de Epstein-Barr. A maioria será assintomática”, reforçou.

Nanci também falou sobre doenças graves que estão associadas ao EBV, mas ressaltou que não há necessidade de se criar pânico em torno disso.

“O vírus de Epstein-Barr está associado a diversos tipos de linfomas, com carcinoma nasofaríngeo, com doenças neurológicas. Existem fatores genéticos, ambientais, que nós não podemos identificar, que podem desencadear essas doenças. Com isso, caso o paciente desenvolva algo, vai se tratar aquela patologia básica, seja o linfoma, a esclerose múltipla ou a doença que o paciente venha a desenvolver. É algo importante de se esclarecer para que não se gere um pânico na população, visto que a maioria já mantém contato com o vírus. O que é mais importante salientar é se trata de  um vírus que, na maioria das vezes, é assintomático, a maioria das pessoas vai manter contato com ele, que vai ficar no indivíduo”, explicou.

Sobre a associação com o câncer, a especialista afirmou que existe, mas o desenvolvimento de malignidade depende de outros fatores específicos.

“Esse vírus tem uma capacidade de transformação de células e por isso, há um potencial risco de associação com doenças malignas como o câncer. É importante reforçar que de 90% a 95% da população têm o vírus, mas não temos esse número de pessoas com associação a essas doenças malignas. Existem fatores que são relacionados ao vírus e que podem desencadear essas patologias. Em alguns lugares da África, por exemplo, existe a associação entre o Epstein-Barr e a malária. É válido reforçar que devemos investigar essas associações e que elas não significam causa determinada”, explicou.

De acordo com a infectologista, não existe vacina nem tratamento para o Epstein-Barr, por isso, são as complicações desencadeadas pelo vírus que devem ser tratadas ou evitadas através da vacinação. “Nós pedimos que a população vá atualizar o seu esquema vacinal com aquilo que é prevenível, como a poliomielite, por exemplo”, pediu.

“É válido a gente salientar para que as pessoas não fiquem assustadas. Como é um vírus extremamente comum e você não tem o que oferecer como terapêutica para tirar o vírus da pessoa, é necessário dizer que nem sempre você vai ser acometido por uma doença maligna”, tranquilizou a infectologista.

 

Confira o podcast na íntegra:

Muita Informação · M! – NANCI SILVA

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional