Codesal prossegue em alerta devido às chuvas em Salvador

Desde a sexta-feira (25) até quarta (30), o órgão recebeu pouco mais de 130 solicitações de vistoria


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 01/12/2022 20:30 Cidades

Em virtude da frente fria que atinge a capital baiana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) vem atuando em regime de plantão. Desde a sexta-feira (25) até quarta-feira (30), o órgão recebeu pouco mais de 130 solicitações de vistoria, em razão dos riscos de alagamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais que castigam a cidade.

Neste período, a Codesal vem atendendo as demandas da população, intensificando as vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco, além de notificar os moradores quando necessário.

Técnicos também estão monitorando pontos críticos de alagamento e identificando a necessidade de intervenções, a exemplo de demolição, limpeza de canal e colocação de lona, buscando prevenir acidentes e preservar vidas. Essas intervenções são realizadas por órgãos parceiros, integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), sob a coordenação da Codesal.    

Com a ocorrência de chuvas, a Codesal ampliou a atenção às áreas de risco, priorizando atividades voltadas a minimizar a ocorrência de desastres ou os seus efeitos.

“A Codesal permanece em campo, realizando as vistorias demandadas pela população, resultantes das chuvas dos últimos dias. Mantemos equipes de plantão 24 horas aptas a atender as emergências que se façam necessárias”, afirmou o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo.  

 

Volume de chuva

Durante todo o mês de novembro, Salvador registrou 225mm de chuva, sendo que a média histórica do mês é de 108mm, segundo dados aferidos pela estação de Ondina.

Entre as ocorrências acompanhadas pela Defesa Civil estão o desabamento de parte de um casarão em ruínas na Rua da Poeira, esquina da Rua do Vintém, no bairro da Saúde, e no Empresarial Cidade Jardim, na localidade de mesmo nome.  

O casarão de dois pavimentos foi vistoriado por técnicos, que constataram que o desabamento ocorreu devido à falta de manutenção, a exemplo do telhado destruído, infiltração generalizada e estrutura das paredes comprometida.  

 

Sinais de alerta 

No Empresarial Cidade Jardim foi constatado o desprendimento de placas metálicas que, segundo a administração do condomínio, foi causado pelas fortes chuvas. A Codesal notificou os responsáveis a realizarem imediatamente os reparos.   

As análises de risco climatológico realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) têm papel importante neste momento, já que, quando há fortes chuvas, envia os alertas às comunidades por mensagem de celular (SMS), e aciona o Sistema de Alerta e Alarme nas regiões onde os equipamentos estão instalados.

Estes procedimentos são executados obedecendo a protocolos estabelecidos no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), para acompanhamento e avaliação do quadro evolutivo dos fenômenos climáticos que oferecem risco à população.  

 

Prevenção e educação 

O Cemadec monitora uma rede composta por 71 pluviômetros, que permitem acompanhar os índices pluviométricos em tempo real na cidade, contribuindo diretamente para a tomada de decisão por parte da Codesal, além das 14 sirenes em áreas de risco da capital.  

Desde 2016, quando a Codesal foi modernizada e passou a adotar e focar em ações preventivas e educativas, além de intervenções como a aplicação de geomantas em encostas, a cidade está muito mais preparada para as chuvas, e as famílias que vivem em áreas de risco agora estão mais tranquilas e em segurança.  

Como serviço essencial da prefeitura, a Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199. 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional