Prefeitura de Salvador inicia cadastramento da Educação Infantil e pesquisa sobre EJA nesta terça
Processo segue até o dia 16 de dezembro
A partir desta terça-feira (22) até o próximo dia 16 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza duas importantes ações ligadas ao ensino público municipal: o cadastramento de alunos novos da Educação Infantil e um levantamento específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os processos ocorrem de forma virtual, por meio do site da Smed, e trazem como objetivo comum a possibilidade de mapear as demandas dos dois segmentos. No caso específico da Educação Infantil, o cadastro visa também a distribuição de vagas para crianças entre 2 e 5 anos que estejam fora da escola.
“O cadastramento da Educação Infantil já é um processo realizado anualmente pela Smed, e é fundamental que haja a adesão das famílias para o acesso às vagas de creche e pré-escola”, afirma o titular da Smed, Marcelo Oliveira.
“Neste ano temos a novidade de iniciar um levantamento específico da EJA para, a partir dos dados coletados, subsidiar decisões acerca do segmento, como, por exemplo, a demanda por vagas nessa modalidade e formação de turmas”, completa.
Educação Infantil
O Cadastro da Educação Infantil é direcionado às famílias de crianças que estão fora da escola e desejam pleitear vaga para o ano letivo de 2023. Podem ser cadastradas crianças de 2 a 5 anos nascidas de 1º/4/2017 a 31/3/2021. Alunos já matriculados em unidades escolares municipais não precisam fazer o cadastro.
Para proporcionar agilidade, o processo é feito de forma eletrônica. O responsável pela criança deverá entrar no site da Smed e seguir o passo-a-passo. A inscrição pode ser feita, também, presencialmente em qualquer unidade escolar da rede municipal.
Os documentos necessários são o CPF do responsável e a certidão de nascimento da criança, que deverá residir em Salvador, incluindo as ilhas de Maré, de Bom Jesus dos Passos e dos Frades. Durante o período de cadastro, os pais ou responsáveis poderão alterar as informações prestadas, caso necessário.
Neste ano, uma das novidades é a inclusão de mais duas situações nos casos de prioridade: crianças cujo responsável esteja sob medida protetiva e crianças em condição de acolhimento.
Permanecem como prioritários o público-alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação) e as crianças beneficiárias do Programa Auxílio Brasil ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os documentos comprobatórios de prioridade deverão ser anexados no ato do cadastramento. Uma equipe multidisciplinar fará a análise da documentação anexada para validação.
A distribuição eletrônica das vagas ocorrerá na primeira semana de janeiro na Smed e terá ampla divulgação. As crianças contempladas com a vaga terão os nomes publicados no site do órgão municipal na mesma data.
A confirmação da matrícula deverá ser efetuada pelo responsável na escola onde a criança vai estudar. As dúvidas sobre a utilização do sistema podem ser esclarecidas através do Fala Salvador, no número 156, ou em um posto de atendimento presencial.
Levantamento da EJA
Fruto de parceria entre a Smed e a Comissão de Educação de Jovens e Adultos, o levantamento relativo à EJA busca identificar demandas do segmento nas etapas equivalentes ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais (do 1° ao 9° anos). A pesquisa será feita via internet, através de preenchimento de formulário disponível também no site da Smed.
Adolescentes, jovens, adultos e idosos residentes em Salvador que não estudaram ou não completaram o Ensino Fundamental e que desejam frequentar a escola podem participar do levantamento. O objetivo desta ação é realizar um mapeamento de demanda para tomada de decisões acerca da organização da oferta de vagas para o ano letivo de 2023.
O formulário poderá ser preenchido em qualquer equipamento que disponha de acesso à internet, como celulares, computadores, tablets e notebooks. O processo também poderá ser feito pessoalmente em qualquer unidade de ensino da rede municipal.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional