Empresa chinesa BYD vai fazer carros elétricos na fábrica que era da Ford, em Camaçari
Protocolo de intenções assinado pela marca chinesa e governo do Estado prevê produção de caminhões, chassis de ônibus e automóveis
Fechada em janeiro de 2021, a fábrica da Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, vai voltar à ativa sob a bandeira da BYD. A marca chinesa de veículos eletrificados assinou um protocolo de intenções com o governo baiano no qual promete investir R$ 3 bilhões na planta para instalar três linhas de montagem.
Segundo o governo baiano, isso inclui a produção de chassis de caminhões e ônibus a baterias, bem como carros elétricos e híbridos, além de uma unidade para processamento de lítio e ferro fosfato. Esses materiais são utilizados nas baterias Blade, lançadas recentemente pela empresa.
Questionada pelo Jornal do Carro, a filial brasileira da BYD não revelou detalhes do acordo. “O protocolo de intenção realmente foi assinado, mas há pendências ainda em análise”, respondeu a assessoria da empresa, em nota. Segundo informações do governo da Bahia, o projeto prevê que as obras de adaptação da planta comecem em meados do próximo ano de 2023. A meta é que conclusão ocorra até 2025.
De acordo com o cronograma inicial, duas linhas de montagem devem ser finalizadas no último trimestre de 2024. A primeira unidade a operar será a de processamento de fosfato e lítio. Pelos ternos do acordo, os insumos serão extraídos no Brasil, porém as baterias serão produzidas na China.
Na sequência, começa a fabricação de chassis de ônibus e caminhões 100% elétricos. Inicialmente, esses veículos vão abastecer os mercados do Norte e Nordeste. Por fim, a linha de produção de carros elétricos e híbridos plug-in deve começar a operar em 2025.
Atualmente, a marca vende ônibus e caminhões elétricos, montados no País com boa parte das peças vindas da China. Além disso, vende os automóveis elétricos Tan, Han e D1, bem como o SUV híbrido plugin Song Plus – todos foram lançados neste ano. Porém, ainda não há informações sobre a linha que será feita na Bahia.
O Tan EV é um SUV elétrico de sete lugares feito na China. Com acabamento caprichado, o modelo tem potência equivalente a 517 cv e 69,3 mkgf de torque. Um dos destaques são as baterias Blade que, ao que tudo indica, serão oferecidas nos carros feitos na Bahia. De acordo com a BYD, o pacote tem capacidade de 86,4 kwh, o que, em uso misto, se traduz em autonomia de até 472 km.
O Han EV, é um sedã elétrico com cerca de 5 metros de comprimento e 2,92 metros de distância entre os eixos. Porém, embora seja enorme, ele é baixo – tem 1,49 m de altura.
O modelo importado da China tem dois motores, um em cada eixo e, portanto, a tração é integral. São cerca de 494 cv de potência e 69,3 mkgf de torque entregues de forma instantânea. Como resultado, a marca informa que a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 3,9 segundos e a velocidade máxima é de 186 km/h.
A D1, por sua vez, é uma minivan com foco nas vendas diretas e motoristas de aplicativo. Feito na China em parceria com a Didi Chuxing, gigante do setor de mobilidade e dona do aplicativo 99, o modelo tem motor elétrico que gera cerca de 130 cv e 18,3 mkgf. A velocidade máxima é de 130 km/h e as baterias, com capacidade de 53 kwh, garantem autonomia de até 317 km, segundo a BYD.
O Song Plus é um híbrido do tipo plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas. O SUV combina motor 1.5 a gasolina de 115 cv e outro elétrico de 132 KW, equivalentes a 179 cv e 32,2 mkgf. Segundo a BYD, a autonomia é de 51 km no ciclo chinês NEDC. Portanto, é maior, por exemplo, que a do Jeep Compass 4xe, que gira em torno dos 45 km.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional