Câncer de mama: mais de 66 mil brasileiras terão diagnóstico confirmado em 2022
No Outubro Rosa, especialistas destacam avanços no tratamento, cada vez mais personalizado, integrado e menos mutilador
Todos os anos, milhares de brasileiras recebem o diagnóstico de câncer de mama. Algumas encaram como uma sentença, outras seguem em busca da cura e da superação. Para 2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos no Brasil, com 17.825 mortes. A Bahia terá 3.460 novos casos, sendo 1.180 em Salvador. Apesar da expressividade dos números, avanços no diagnóstico e no tratamento [cada vez mais personalizado, integrado e menos mutilador] reforçam o combate à doença cujas chances de cura são superiores a 90%, se descoberta precocemente.
“A abordagem personalizada é uma grande conquista da ciência, significa maior eficácia e maior chance de cura. Os tumores têm diversos tipos e cada um se comporta de uma forma. Por isso, a partir da análise individual, com a determinação de tamanho, localização, presença ou não de gânglios axilares e das características anátomo-patológicas e imunohistoquímicas do tumor, é possível estabelecer o melhor tratamento para cada paciente”, explica o mastologista Ezio Novais, ex-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia e um dos coordenadores da Mastologia da Clínica AMO, mais uma vez engajada na campanha Outubro Rosa.
“Independentemente da idade, qualquer alteração na mama deve ser investigada. Toda vez que a mulher perceber a presença de um nódulo ou de alterações da pele ou do mamilo, deve procurar imediatamente o mastologista. No entanto, o mais importante é a prevenção através da mamografia”, enumera. O mastologista diz que a idade para início da realização anual do exame (aos 40 anos, conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia) deve ser antecipada em pacientes com histórico pessoal ou familiar.
Na maioria dos casos, o tumor maligno inicial da mama é assintomático. Alguns evoluem rapidamente. Em outros, o tempo entre a primeira divisão celular e o momento em que se torna palpável pode ser de até 10 anos. “Esse dado é suficiente para explicar a grande importância da mamografia no processo de rastreamento, pois o exame digital é capaz de detectar o câncer na fase pré-clínica (lesões mínimas em tamanho, de 2 a 3 mm), antes de o tumor ser perceptível no exame físico ou no auto-exame. Essa detecção representa o verdadeiro diagnóstico precoce do câncer de mama”, pontua Ezio Novais.
Assim como outras doenças, a abordagem ideal do câncer de mama é a multidisciplinar, envolvendo médicos de várias especialidades (mastologistas, radiologistas, patologistas, oncologistas clínicos, radio-oncologistas e cirurgiões plásticos) e profissionais de saúde de diversas áreas (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros). “Cada componente desse time tem seu papel específico no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. A soma de todas essas expertises, o cuidado integrado, resulta em maior sucesso no tratamento e significa acolhimento, fundamental para o enfrentamento da doença”, ressalta o médico.
Tratamento
Do ponto de vista dos avanços, o câncer de mama conquistou inúmeros deles nos últimos anos. “Novas técnicas cirúrgicas, o surgimento da oncoplastia (área dedicada à reconstrução e reparação da mama após a cirurgia), novas drogas quimioterápicas e imunoterápicas e novos equipamentos de radioterapia, entre outros avanços, levaram a melhores resultados, com um índice maior de cura. E a maior conquista é, sem dúvida, a possibilidade do tratamento customizado para cada paciente”, enumera a oncologista Mayana Lopes, coordenadora de Oncologia Mamária da AMO.
Sobre imunoterapia, a médica diz que o tratamento vem sendo usado em vários tipos de câncer e pode ser uma opção no tumor de mama localmente avançado. “Os imunoterápicos são medicamentos que estimulam o sistema imunológico da paciente a reconhecer e destruir as células cancerosas de forma mais eficaz. Podem ser usados em pacientes com tumores grandes ou com linfonodos axilares comprometidos para aumentar a chance de resposta à quimioterapia antes da cirurgia, diminuindo o tumor e elevando as chances de cura”, esclarece a oncologista.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama estão os comportamentais/ambientais (obesidade, sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes), e hereditários/genéticos (história familiar de câncer de mama ou de ovário e alterações genéticas), sendo que este grupo representa de 5% a 10% dos casos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional