Apoio na Bahia divide PDT, e presidente sugere que dissidentes se filiem ao PT

Representantes do partido oscilam entre Ciro Gomes, candidato da legenda, e o petista Lula


Vixe d-flex me-2
redacao 22/09/2022 13:31 Política

Faltando dez dias do primeiro turno presidencial, o candidato Ciro Gomes (PDT) eleva o tom das críticas ao primeiro colocado nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), buscando compará-lo ao atual chefe do Executivo e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

O ex-deputado estadual pelo Paraná, Haroldo Ferreira, assinou uma carta pedindo desligamento do diretório nacional e do cargo de vice-presidente da Fundação Leonel Brizola, em razão dos ataques de Ciro a Lula. No texto, ele defende ainda a candidatura do petista como melhor alternativa para derrotar Bolsonaro.

Na Bahia, os correligionários do PDT também divergem sobre a estratégia adotada por Ciro Gomes e pela legenda. Alinhado ao governo petista no estado, o vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT), cita outros momentos históricos onde grupos com opiniões contrárias se uniram para derrotar o fascismo.

Em entrevista ao Portal Salvador FM, Carballal, que é um dos coordenadores da campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia, afirmou que o único candidato hoje capaz de enfrentar o risco da reeleição de Bolsonaro é o ex-presidente Lula. Ainda mais, a aposta em Ciro e sua ofensiva ao candidato do PT, na sua visão, favorece um segundo turno onde pode ser ainda mais difícil derrotar o atual presidente.

“A insistência hoje na candidatura de Ciro favorece um segundo turno, onde as forças fascistas conseguem ainda mais se unir. Isso já deixou de ser um erro, uma miopia política, e já passou a ser uma incorporação a esse projeto bolsonarista”, critica o vereador.

Carballal utiliza ainda o episódio recente da autodeclaração de Neto como pardo no sistema eleitoral, que gerou repercussão nacional e memes compartilhados nas redes sociais, principalmente por opositores, para atacar a aliança feita por Ciro na Bahia.

Segundo o vereador, esta composição favorece somente ACM Neto (UB), que, na verdade, visa apoiar veladamente o governo Bolsonaro.

“É muito estranho isso, pois na Bahia o candidato que frauda o sistema, o ‘neguinho da Graça’, não declara apoio a Ciro, e mesmo assim Ciro apoia ele. Parece que Ciro não está preocupado com a eleição dele, mas em manter o projeto de Bolsonaro, que sempre foi o objetivo de Neto. Neto é bolsonarista desde o início, e Ciro está se tornando amigo da rede bolsonarista junto com ele”, complementou Carballal.

Expulso do diretório estadual por discordar do apoio do PDT na Bahia à candidatura de ACM Neto (UB), Sandro Correia defende o diálogo entre Ciro Gomes e Lula. Ele ressalta que a crise é mundial e que é preciso um posicionamento firme para que garanta ao Brasil a sobrevivência do seu regime democrático, “independente das contradições do PT”.

“Nesse momento nós precisamos respirar. Nesse sentido, acredito em uma frente contra a ignorância, o racismo, a homofobia. Mas primeiro temos que criar um ambiente para as instituições voltarem a funcionar, que vá contra esse projeto de selvageria instalado no governo Bolsonaro”, pontuou Sandro, membro da Comissão de Ética do Movimento Negro Nacional do PDT.

Sandro chegou a colocar o seu nome como pré-candidato ao Senado, mas não teve o aval da sigla. Junto com o pedetista brizolista José Estevão, reivindicavam uma candidatura própria do partido ao Governo da Bahia, em detrimento da aliança com Neto.

“O melhor movimento agora é de diálogo entre Lula e Ciro, para o fortalecimento das demandas populares, que são a economia, a retomada dos empregos”, assegurou o pedetista.

Presidente do PDT na Bahia e o principal articulador do apoio da sigla a ACM Neto (UB), o deputado federal Félix Mendonça Jr. crê que correligionários descontentes com a candidatura de Ciro são minoria e que não representam o direcionamento do partido.

Ele sugere ainda que aqueles incomodados com a posição tomada pelo PDT optem pelo mesmo caminho escolhido pelo ex-deputado Haroldo Ferreira e busquem abrigo em outro partido.

“Acho que todos que têm opinião divergente deveriam fazer que nem este senhor e pedir o desligamento do partido, e pode se filiar ao PT”, disparou Félix. “Para mim, o voto útil é em Ciro Gomes. Eu voto no candidato do nosso partido, que representa propostas, e a eleição tem dois turnos para isso”, complementou.

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional