Varizes afetam 38% da população em sua maioria mulheres

A doença tem relação com fatores genéticos, hábitos de vida e cargas hormonais, o que explica a incidência maior em mulheres


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 19/09/2022 16:19 Saúde

As doenças vasculares são caracterizadas pela obstrução ou dilatação das artérias ou veias que comprometem a circulação sanguínea. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as doenças vasculares mais comuns são as que acometem o sistema venoso, vasos que transportam o sangue para o coração. Entre elas, as varizes possuem maior incidência, com prevalência de 38% na população brasileira. Além do incômodo estético, as varizes merecem atenção por trazer diversos desconfortos físicos aos pacientes e riscos para outras doenças.

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e com função comprometida que se desenvolvem nos membros inferiores, causando dor, inchaço, coceira, sensação de cansaço e queimação. Embora mais comuns em pessoas mais velhas, jovens também podem apresentar o problema. A doença possui maior incidência no sexo feminino, com prevalência de uma para cada cinco mulheres. 

Segundo o coordenador do serviço de cirurgia vascular do Hospital Mater Dei Salvador, Luiz Augusto Vasconcelos, a doença tem causas multifatoriais e tem relação com fatores genéticos e hábitos de vida como tabagismo, sedentarismo, obesidade além de estar relacionada com atividades profissionais que demandam a permanência por muito tempo sentado ou em pé na mesma posição.

Entretanto, a prevalência maior em mulheres se explica principalmente pelos fatores hormonais. Os hormônios femininos estrogênio e progesterona, presentes nos anticoncepcionais, podem causar alterações nas veias e serem fator de risco para o surgimento de varizes. “O uso de contraceptivos, a realização de reposição hormonal e a gestação, que causa uma sobrecarga hormonal, são alguns dos fatores que favorecem o desenvolvimento de varizes em mulheres”, explica o especialista. 

Diagnóstico e tratamento

O angiologista e o cirurgião vascular são os profissionais responsáveis pela avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças vasculares, seja o tratamento clínico ou cirúrgico das veias. O diagnóstico e a avaliação das varizes são realizados com o exame de duplex scan, também conhecido como ultrassom doppler, no qual é possível ter uma análise precisa da circulação dos vasos sanguíneos. O médico faz uma avaliação individualizada do paciente para determinar qual o melhor tipo de tratamento.

Atualmente existem diversas técnicas para tratar as varizes. A escleroterapia convencional, também conhecida por “aplicação” ou “secagem de vasinhos”, é o procedimento mais conhecido e o mais utilizado. Com uso de uma seringa, o médico injeta nas varizes uma solução esclerosante com o objetivo de provocar uma reação inflamatória e consequente obstrução da veia doente. A escleroterapia com espuma é feita guiada com ultrassom e é indicada para varizes de maior calibre. As varizes também podem ser tratadas com cirurgia convencional, com a realização de pequenas incisões e com endolaser, que consiste na utilização de uma fibra de endolaser por meio da punção na veia a ser tratada. 

O cirurgião vascular Luiz Augusto Vasconcelos destaca que os tratamentos para as varizes são seguros e eficazes, entretanto o paciente pode vir a ter o comprometimento de novos vasos ao longo da vida em decorrência dos fatores de riscos. “Muita gente fala que tratou as varizes, mas elas voltaram. Não é que varizes não tenham cura, mas a gente não tem como intervir no fator genético, na hereditariedade, por exemplo.. No caso das causas adquiridas, envolve muito os hábitos de vida do paciente. Se ele não tomar as medidas para evitar os riscos relacionados aos hábitos de vida, as veias que estão saudáveis hoje podem ficar doentes com o passar do tempo”, ressalta o especialista.

Quando não tratadas de forma adequada, as varizes podem trazer consequências para o paciente como dermatites, hemorragia, escurecimento da pele e a formação de feridas nas pernas. O quadro clínico é chamado de insuficiência venosa crônica “.O quadro clínico é chamado de insuficiência venosa crônica “.Além disso, pacientes com varizes têm cinco vezes mais chances de apresentarem trombose venosa, outra doença vascular grave. 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional