“Consumidor baiano vai ser beneficiado com tokenização no setor imobiliário”, aponta Francisco Carozo
Entre as principais vantagens do modelo está a redução dos custos e da burocracia
Salvador se tornou a primeira cidade do Norte-Nordeste em tokenização imobiliária graças ao residencial Porto Privilege, que está sendo construído no Porto da Barra. O formato, que é novidade, será responsável por trazer benefícios ao consumidor baiano, conforme revelou o convidado deste episódio do Podcast do Portal M!, o CEO da Carozo, Francisco Carozo.
Segundo ele, entre os principais benefícios e vantagens para o consumir estão a redução dos custos, da burocracia e do Cashback Token, que permitirá, por exemplo, que o comprador do imóvel tenha descontos no pagamento do condomínio.
“Pegamos uma unidade nossa, do empreendimento no Porto da Barra, fizemos o registro digital dessa unidade, que é da incorporadora, fracionamos ela em 106 partes, que se tornaram 106 tokens. Assim, cada comprador de unidade do Porto recebe um token, que é uma fração daquele apartamento. Esse imóvel será alugado durante dois anos, e o aluguel será redistribuído, ou seja, a receita será redistribuída para cada condômino. E ele poderá usar essa receita para deduzir no valor do condomínio. Então, nesse formato, o principal é o benefício que ele terá na gestão do aluguel dessa unidade”, explicou Carozo.
Ele aponta ainda que outro benefício – tanto para o consumidor qunato para o mercado – será “fracionar o imóvel em partes pequenas, dando possibilidade a um número maior de pessoas ingressarem no mercado imobiliário para investir”.
A avaliação de Carozo é que a iniciativa é um importante passo para alcançar o objetivo final. “As pessoas validarem a tecnologia, criarem confiança no sistema por trás da tecnologia, para chegarmos na legalização e, enfim, transacionarmos imóveis através da tecnologia, ao todo ou em partes”, afirmou.
Saiba mais sobre tokenização
Formato recente no Brasil, a tokenização teve início em São Paulo e está começando a impactar positivamente diversos setores. De acordo com o entrevistado, o processo de tokenização está ligado a criar um registro digital do imóvel.
“Tokenização é você pegar um imóvel e fazer com que ele se torne um registro digital. Como eu criei um registro digital, a tecnologia me permite fracionar em quantas partes eu desejar aquele registro e, se eu fraciono um bem e tiro a burocracia que envolve a transação imobiliária, tiro algumas dificuldades e burocracias do processo, permitindo que eu transacione partes menores do imóvel, gerando um mercado mais líquido, um número de transações recorrentes”, explicou Carozo.
Para ele, a representação da tokenização está ligada ao objetivo maior de se alcançar um mercado imobiliário cada vez mais líquido.
“Sabemos que o investimento do mercado imobiliário é muito bom, mas ele tem uma particularidade, que é a falta de liquidez. Então, se você quiser transacionar um ativo imobiliário, não é uma venda instantânea, ainda existe um processo muito burocrático, que amarra a venda. A tecnologia da tokenização vai nos possibilitar – a caminhada é essa – chegar em um futuro próximo e conseguirmos um formato de transação imobiliária mais líquido e com a mesma segurança”, destacou.
Porto Privilege
O Porto Privilege na Barra foi lançado em novembro do ano passado, pelas mãos da Carozo Desenvolvimento Imobiliário, em parceria com a Giro Desenvolvimento Imobiliário e a APS Engenharia Estratégica.
Durante a entrevista, Carozo também atualizou o estágio de construção do empreendimento, que tem previsão de entrega para fevereiro de 2024.
“Está a pleno vapor. Estamos finalizando a fundação. Já já vamos começar a ver a estrutura para poder tornar nosso bairro cada vez mais bonito, novo. Estamos muito satisfeitos. A previsão de entrega é no Carnaval de 2024, no mês da festa, da folia, vamos estar com esse equipamento disponível”, projeta.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional