“Encontramos uma LEM nova, porém com problemas antigos”, destaca prefeito Júnior Marabá

Novo no ramo de gestão, Marabá revelou que se inspira no modelo aplicado pelo ex-prefeito de Salvador 


Vixe d-flex me-2
redacao 13/09/2022 17:19 Política

De comerciante a prefeito. Foi assim que Júnior Marabá (PP) assumiu a gestão da cidade do agronegócio baiano, Luís Eduardo Magalhães (LEM). Segundo conta o gestor, ele assumiu a prefeitura e encontrou uma cidade ainda com cara de interior, haja vista que o município passa uma soberania frente ao Brasil por ser responsável por mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Novo no ramo de gestão, Marabá revelou durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, desta terça (13), que se inspira no modelo aplicado pelo ex-prefeito de Salvador e candidato a governador da Bahia, ACM Neto (UB).

“Estamos com dois anos de gestão. Sou comerciante e esta é uma experiência muito nova para mim. Me espelhei muito na gestão de ACM Neto para que a gente conseguisse ter uma gestão técnica e resolutiva.  Encontramos uma LEM nova, porém com problemas antigos como grande parte da cidade sem saneamento básico, sem iluminação e sem pavimentação de qualidade, vários postos de saúde fechados e várias outras situações como um lixão a céu aberto”, disse.

LEM é tida como a 7ª economia do estado e a maior responsável pela exportação agrícola brasileira, além de ser sede do Bahia Farm Show, que é o maior evento do agronegócio do Norte e do Nordeste. Júnior Marabá explicou que na visão de quem não conhece a cidade, LEM é um município pujante, mas que acabam se decepcionando com o ambiente interiorano da região.

Com projetos para os próximos dois anos de gestão, Marabá já aplicou seu plano de governo que visa levar a indústria e a urbanização do município para junto do agronegócio. “iniciamos o governo e estabelecemos uma meta de chegar em 2024 com a maior pavimentação que já se viu na história da cidade. No primeiro mês revitalizei o centro, depois fui para os bairros, bairros este que mesmo antes da cidade ser emancipada nunca tinha visto um asfalto”, disse.

“Além da pavimentação e urbanização, começamos com o aterro sanitário, onde a Bahia tem mais de 50% dos municípios que ainda se tem lixões a céu aberto e em LEM estamos conseguindo avançar e iniciar as operações em 15 de novembro desse ano e tirar a cidade dessa estatística”, revelou.

Entre os problemas enfrentados, Marabá creditou como um dos maiores desafios que enfrentou foi a falta de projetos de urbanização na cidade. “A gente tem várias outras questões que estamos trabalhando no nosso governo, mas o maior gargalo foi a urbanização, como o centro e as principais avenidas que estavam acabadas. Nos bairros não havia saneamento e pavimentação”, acrescentou.

“Estamos com tratativas com a Embasa e a expectativa é que até 2024 LEM seja a maior cidade com saneamento básico da Bahia. Estamos conseguindo evoluir e já tivemos reconhecimentos esse ano como o prefeito empreendedor do Sebrae, onde ganhamos o primeiro lugar”, felicitou o prefeito, ainda pontuando que tem aplicado um modelo de gestão financeira onde ele trabalha com 40% para baixo do fluxo de arrecadação do município.

Os gargalos do agronegócio em LEM

Segundo o gestor, uma das principais queixas que os produtores relatam é a questão da logística para escoamento dos produtos produzidos na região. “O que eu vejo que necessita de uma maior atenção para os agricultores são as estradas vicinais para a logística de escoamento de produtos. É uma queixa que se tem bastante e isso colabora para que, de fato, diminua os custos para a produção”, pontuou.

Um outro problema que a região carece, de acordo com o prefeito, é em avançar na industrialização, ou seja, o município é ainda em segue na produção de matéria prima, deixando e alavancar na geração de emprego e renda. ” Uma das grandes pautas que eu levanto quando se trata de agronegócio, de produção é a seguinte situação: o campo de LEM está lá na frente, cresceu, houve muito investimento em tecnologia e o que há de melhor no mundo tem em LEM”, avaliou.

“Mas, quando eu falo de urbanização e industrialização, eu estou cá traz. Então, uma das principais pautas do meu governo hoje é levar a urbanização e a indústria para que essas três linhas de frente estejam juntas, para acompanhar a potencialização do agronegócio e evoluir cada dia mais”, ponderou Marabá.

“Por exemplo, somos o maior exportador de algodão, que é um dos melhores do mundo, e pudesse fazer uma indústria de fiação e dar seguimento a todo o beneficiamento desse produto, imagine o quanto de população que fazia LEM crescer ao longo dos anos, pense na geração de emprego e renda que teríamos em nosso município. Eu eu sempre brinco, aquele mesmo ‘bum’ econômico  que tivemos com campo, agente teria agora na industrialização, em paralelo com a urbanização da cidade”, emendou.

Veja também: “Esses 16 anos o que tinha que fazer já foi feito”, diz prefeito de LEM sobre mudança na gestão do Estado

*Confira a entrevista na íntegra:  

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional