BN/Paraná indica oscilação para cima de adversários de ACM Neto, que ainda venceria no 1º turno
Ex-prefeito tem 52,9% das intenções de voto, seguido por Jerônimo Rodrigues com com 20,5%, e João Roma (PL), com 11,6%
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), venceria as eleições para o Governo da Bahia em primeiro turno, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo site Bahia Notícias e divulgado nesta terça-feira (6).
Com 52,9%, o ex-prefeito de Salvador oscilou para baixo, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, enquanto seus principais adversários, Jerônimo Rodrigues (PT), com 20,5%, e João Roma (PL), com 11,6%, oscilaram para cima, também considerando a margem de erro.
No último mês, ACM Neto tinha 53,5% no cenário estimulado, agora marcou 52,9%. Este é o menor índice registrado pelo ex-prefeito na série histórica do Instituto Paraná. Jerônimo registrou, em agosto, 18,2% e agora tem 20,5%. A oscilação de Roma foi menor – de 11,1% para 11,6% das intenções de voto.
Entre os demais concorrentes na corrida eleitoral ao Palácio de Ondina, todos ficaram na faixa de 1%. Marcelo Millet (PCO) oscilou para 1% – tinha 0,9% em agosto; Giovani Damico (PCB) subiu de 0,4% para 0,6%; e Kleber Rosa (PSOL) foi de 0,2% para 0,8%.
Dos entrevistados pelo Paraná, 5,8% não souberam ou não responderam, enquanto 6,9% disseram votar branco ou nulo.
Pesquisa espontânea
O levantamento também trouxe uma fotografia do cenário espontâneo, que demonstra crescimento apenas de ACM Neto fora da margem de erro. O ex-prefeito chegou a 29% das intenções de voto, frente aos 24,2% de agosto.
Jerônimo oscilou dentro da margem de erro, de 9,6% para 11,2%. Já Roma manteve quase o mesmo percentual da última pesquisa: tinha 6,3% e oscilou negativamente para 6,2%.
Fora da disputa, o governador Rui Costa (PT) ainda é lembrado pelos eleitores baianos. Para 1,1% dos entrevistados na pesquisa espontânea, ele poderia ser reconduzido a mais um mandato. Foram lembrados ainda Giovani Damico e Kleber Rosa, por 0,1% cada. Outros nomes somados ficam em 0,1%.
Quando não são apresentados candidatos, 46,4% dizem não saber em quem votar – ou optaram por não responder. Apenas 5,4% dos eleitores disseram votar em branco, nulo ou em ninguém.
A pesquisa foi feita com entrevistas pessoais de 1.540 eleitores com 16 anos ou mais em 72 municípios baianos, entre os dias 1º e 5 de setembro de 2022.
O nível de confiança é de 95,0% para uma margem de erro estimada em 2,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-09401/2022.
Otto lidera corrida ao Senado
O senador Otto Alencar (PSD) lidera a corrida eleitoral pelo Senado na Bahia. A pesquisa divulgada nesta terça aponta que ele tem 31,8% das intenções de voto, na modalidade estimulada.
Em segundo lugar, aparece Cacá Leão (PP) com 17,1% das intenções de voto, seguido de Raíssa Soares (PL) com 14,7%. Já Tâmara Azevedo (Psol) teve 3,4% das menções, seguida de Cicero Araujo (PCO) com 1,7% e Marcelo Barreto (PMN) com 1,7%. Não souberam ou não responderam somaram 11,4% e nenhum, branco ou nulo foram 18,2% dos entrevistados.
Já na pesquisa espontânea, Otto também lidera com 11,6%, seguido por Cacá Leão com 6,2%, Raíssa Soares com 5,1% e Cícero Araújo com 0,5%. Marcelo Barreto somou 0,5% das intenções de voto, Tâmara Azevedo teve 0,4% e outros nomes somaram 0,8%. Não responderam ou não sabem somaram 67,9% e brancos, nulos ou nenhum foram 6,8%.
Lula na frente
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto na Bahia. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o petista aparece com 48,4% dos votos no cenário estimulado. Em segundo lugar, está o atual chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro (PL), com 30,8%.
O levantamento mostra um pequeno crescimento do petista e do liberal. Na pesquisa divulgada no dia 16 de agosto, Lula aparecia com 47,7% e 29,7% confirmaram que votariam em Jair Bolsonaro.
Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), que marcou 7,2%, seguido por Simone Tebet (MDB) com 2,1%, Pablo Marçal (Pros), com 0,7%, e Soraya Thronicke (União), com 0,4%.
Felipe D’Avila (Novo) marcou 0,3% e Vera Lúcia (PSTU), 0,2%. Sofia Manzano (PCB) alcançou 0,1%. O Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Não souberam ou não responderam somaram 4,7% dos eleitores e aqueles que optaram pelo voto nulo, branco ou nenhum são 5,1%.
Já na pesquisa espontânea, Lula tem 40,6% e Bolsonaro, 25,5%. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT), com 4%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 0,9%. Pablo Marçal (Pros) aparece com 0,3%, Felipe D’Avila (Novo) 0,2% e Soraya Thronicke (União) 0,1%.
Não souberam ou não responderam somaram 24,6% e aqueles que optaram pelo voto nulo, branco ou nenhum são 3,8%.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional